Na última sexta (4), a designer Judy A. Juracek entrou com um processo contra a Capcom por uso indevido e extenso de imagens de seu livro, Surfaces, em vários dos jogos da empresa, da série Resident Evil até Devil May Cry.

Lançado em 1996, Surfaces é uma coleção com mais de 1.200 fotos que tem como objetivo servir de referência para artistas em seus próprios projetos, e também acompanha um CD-ROM com os arquivos das fotos.

Para uso comercial das imagens, porém, é preciso de um acordo de licenciamento, e Juracek diz que a Capcom nunca entrou em contato com ela nas últimas décadas - mas que suas imagens foram utilizadas em diversos de seus jogos.

No documento do processo (via Polygon) estão diversas imagens de comparação de imagens originais do livro, e contrapartes encontradas em títulos como Resident Evil 4, Resident Evil Remake e a série Devil May Cry.

Além de (como o próprio nome do livro indica) superfícies, o processo também alega que a publisher usou uma de suas imagens até para a criação do logo de RE 4, um dos jogos mais populares e reconhecidos da empresa.

Um argumento a favor da designer é que, devido ao ataque hacker sofrido pela Capcom em 2020, diversas informações acabaram sendo vazadas ao público, incluindo imagens usadas em games como Resident Evil.

"Os nomes de arquivo de pelo menos uma das imagens dos arquivos hackeados da Capcom são os mesmos que os usados no CD-ROM", diz o processo.

O documento cita até a acusação recente de plágio feita pelo diretor de cinema Richard Raaphorst pelo design dos monstros de Resident Evil Village, que diz ter sido inspirado por seu filme O Exército das Trevas (Frankenstein's Army).

Judy A. Juracek pede US$ 12 milhões em danos por violação de direitos autorais.

Procurada pela Polygon, a Capcom não se pronunciou sobre o caso.