A Capcom confirmou na última quarta-feira (04) ter sido alvo de um ataque hacker que comprometeu sistemas internos da companhia.

Segundo o comunicado da empresa, o ataque aconteceu na segunda-feira, dia 02 de novembro, quando redes da Capcom Group enfrentaram problemas que afetaram seus sistemas de email e servidores de arquivos.

"A empresa confirmou que isso se deveu a acessos não autorizados de terceiros, que interromperam algumas operações de suas redes internas a partir de 02 de novembro", informou a companhia.

A Capcom afirma, no entanto, que "até o presente momento" não tem qualquer indicação de que o ataque tenha violado informações de clientes. Conexões de jogos online da produtora também não teriam sido afetados pelo incidente. "Este incidente não afetou as conexões para jogar os títulos da empresa online ou o acesso aos seus vários sites", completou a Capcom.

Ainda na nota, a companhia informa que está em contato com as autoridades para investigação do episódio, e que está tomando medidas para restaurar seus sistemas. "A empresa continuará a oferecer atualizações relevantes à medida que os fatos forem ficando mais claros, por meio de seus sites e outros meios", concluiu.

Conforme reportou o site Bleeping Computer nesta quinta-feira (05), um pesquisador em segurança identificado como Pancak3 informa que a empresa teria sido alvo de um ataque do tipo ransomware.

Através do ransomware Ragnar Locker, atacantes teriam criptografado sistemas e arquivos da companhia, e exigido um resgate estimado em US$ 11 milhões em criptomoedas. A publicação informa que o ataque teria resultado no roubo de 1 TB de dados da companhia nos Estados Unidos, Canadá e Japão.

A Capcom, vale ressaltar, não confirmou se foi, de fato, alvo de um ataque do tipo.