Apesar de ter pouca presença no Brasil, a realidade virtual ainda se confirgura como um espaço de grande visibilidade para os desenvolvedores brasileiros. É o que apontam especialistas que, em painel nesta sexta-feira (30) no BIG Festival 2023, opinaram que o futuro para o VR é a convergência de tecnolgias. 

Com mediação de Clara Gattone, o painel "A Nova Geração de VR e seu significado para a Indústria de Jogos" contou com Pedro Kayatt, co-fundador da VRMonkey, e Rodrigo Terra, fundador da  Arvore Experiências Imersivas.

Em relação ao futuro, a grande tendência na opinião dos especialistas é o chamado "inside-out tracking", recurso dos headsets VR que permitem a leitura e mapeamento do ambiente. Inaugurada com o Meta Quest 2, a tecnologia promove transição mais rápida e eficiente entre a realidade externa e virtual. 

Kayatt desmistifica o enjoo como parte integra da experiência VR, visto que os aparelhos mais recentes eliminam essa sensação em detrimento do conforto. 

O desenvolvedor também aponta a convergência com a realidade estendida um dos principais indicadores do que o futuro reserva para VR. Aparelhos como o PSVR2, por exemplo, permitem a interação com o mundo real mesmo com o headset preso à cabeça.

Com isso, a transição entre realidade física e aumentada é menos brusca, o que colabora para o maior conforto do usuário. 

Na prática, para os desenvolvedores brasileiros, Terra considera a realidade virtual um "oceano azul". O executivo justifica que a descoberta é ainda vigente neste mercado, atuando como plataforma de visibilidade para criadores em escala global. 

Kayatt corrobora a afirmação com dados, apontando que a Meta Quest Store gerou mais de US$ 1 bilhão até fevereiro de 2022. No Brasil, ele afirma que "há pelo menos dois estúdios bem estabelecidos" e, apesar da indústria ainda estar se formando localmente, o potencial de crescimento é tangivel.

LEIA MAIS

O BIG Festival acontece entre 28 de junho a 2 de julho de 2023, no São Paulo Expo e online. Saiba tudo sobre o evento no nosso guia.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!