Na manhã desta quinta-feira (29), representantes da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) subiram ao Palco 2 do BIG Festival para trazer informações gerais sobre a indústria de jogos no Brasil.

Palco do BIG Festival.

Ao todo, foram contabilizados 1.043 estúdios brasileiros ativos em 2023, de acordo Pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2023. A plataforma para a qual estúdios brasileiros mais produzem é o mobile.

Na maiora dos casos, tratam-se de jogos de entretenimento. Jogos educativos aparecem em segundo lugar na lista de estilos de jogos mais comuns produzidos nacionalmente. 12.400 pessoas trabalham, hoje, na indústria de games no Brasil.

Sudeste e sul concentram mais de 75% dos estúdios nacionais, mas os mercados do nordeste e do centro-oeste estão em crescimento. São Paulo possui a maior quantidade de empresas de apoio, com 31. De acordo com a Abragames, o baixo número de empresas de apoio pode se tornar um problema.

Com alcance internacional, a indústria brasileira de jogos subiu de R$ 53.6 milhões em exportação no ano de 2020 para R$ 106.7 milhões em 2022. A expectativa para os próximos anos é aumentar a receita de estúdios em cinco vezes.

Em resposta à pergunta de um participante, representantes da Abragames revelaram também que existem discussões com o governo a respeito de políticas públicas que poderiam ajudar desenvolvedores e estúdios brasileiros. Afinal, com salários mais altos oferecidos fora do país, é muito comum que bons profissionais sejam perdidos para empresas estrangeiras. 

Um exemplo usado para mostrar caminhos possíveis foi o do governo canadense, que, de acordo com os palestrantes, oferece alguns benefícios específicos de crédito a profissionais de diferentes segmentos para não perder mão de obra qualificada. Por enquanto, não há estratégias específicas determinadas para o Brasil.  


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!