A Activision Blizzard anunciou nesta semana que aumentará o salário de trabalhadores independentes/temporários da empresa, além de garantir mais folgas remuneradas em feriados para esses funcionários.

"Aumentamos o salário mínimo por hora para todos os empregados temporários para US$ 17 por hora", diz a mensagem (via GameIndustry.biz). "Nossos parceiros de agências concordaram em igualar a compensação por dias de folga por doença que oferecemos a funcionários temporários da Blizzard, aumentando o número de tempo livre para nove dias a cada ano."

Além disso, a empresa garantiu tempo de recesso no período de Ação de Graças e fim de ano nos Estados Unidos para estes funcionários.

A mudança nos padrões é uma vitória significativa para o movimento de trabalhadores da Activision Blizzard, conhecida como A Better ABK, que havia exposto as condições precárias dos prestadores de serviço da companhia dias antes em redes sociais.

"Descobrimos por meio de trabalhadores independentes por toda a ABK que eles estão sendo forçados a fazer um recesso não-remunerado obrigatório durante as festas de fim de ano, colocando-os em crise financeira e de moradia imediatas", diz a mensagem. "Desabrigar trabalhadores que ajudam a criar os produtos que geram a receita da ABK é desumano."

A Activision Blizzard tem sido fortemente criticada por dentro e fora da indústria após a abertura de um processo por assédio e abuso sexual dentro da companhia pelo estado da Califórnia, relatando um ambiente tóxico e hostil em particular para mulheres trabalhadoras.

Respostas iniciais da gerência da Activision Blizzard causaram revolta entre funcionários, incluindo paralisações e protestos na sede da Blizzard. Posteriormente, um grupo de trabalhadores formou A Better ABK com o intuito de expor os problemas da companhia e negociar por melhores condições para os funcionários.

Protesto na entrada da Blizzard Entertainment
DAVID MCNEW / AFP

Recentemente, o CEO Bobby Kotick reduziu seu próprio salário até que o ambiente de trabalho da companhia torne-se menos abusivo, e novas medidas sejam implementadas com sucesso em sua estrutura corporativa.

A Ubisoft também aparentemente ofereceu melhores salários para não haves "debandada" de mão-de-obra qualificada, mas a gerência foi criticada por favorecer desproporcionalmente figuras sênior dentro dos estúdios.