Super Mario 64 inaugurou um novo capítulo na história do bigodudo e fez parte da infância de centenas de jogadores. Sendo assim, muitos estão familiarizados com o enigma que intrigou a comunidade por anos a fio, algo que se tornou uma das lendas urbanas mais icônicas dos games. Contudo, talvez nem todos saibam que esse mistério teve, sim, uma resolução, mas ela aconteceu quase 25 anos depois do lançamento. 

Imagem de Super Mario 64 mostra o encanador bigodudo na frente de um cano verde que sai do chão
Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

O Castelo de Peach, que serve como hub do jogo, possui um pátio ao ar livre na parte de trás, próximo à entrada de Big Boo’s Haunt. Ao abrir a porta, a primeira coisa que chama a atenção é uma estátua em formato de estrela, que fica no topo de uma fonte ao centro do local. Ao se aproximar, você perceberá que a estátua é formada por uma mensagem ilegível. 

Além das letras serem desfocadas, não é possível interagir com o objeto. Por isso, não se sabem exatamente o que está escrito ali – algo que possibilitou ainda mais as confabulações dos fãs.

Imagem de Super Mario 64 mostra a estatua misteriosa
Reprodução: Nintendo

Muitos conseguem ler a frase “Eternal Star” (“estrela eterna”, em tradução livre para o português) na misteriosa placa. Outros foram mais longe e tentaram analisar e decodificar as letras, afirmando que seu verdadeiro significado é “A secret star lies here” (“Uma estrela secreta se encontra aqui”). 

Porém, a teoria mais famosa defende que a mensagem diz: “L is Real 2401” (“L é real 2401”). A letra “L” seria um diminutivo de “Luigi”, e muitos enxegaram isso como uma dica de que é possível desbloquear o irmão de Mario no game. 

As formas para alcançar isso são as mais surpreendentes e criativas. Por exemplo, alguns afirmavam que era necessário coletar 2401 moedas no game para desbloquear o encanador verde como personagem jogável. 

Imagem de Super Mario 64 no patio com a estatua misteriosa
Reprodução: Nintendo

É claro, na época não havia como investigar os arquivos do game, além do fato de que muitos jogadores ainda eram crianças. Sendo assim, parte considerável do rumor era composta por confabulações mirabolantes, similar ao que aconteceu com o rumor da Triforce em Ocarina of Time. 

Ainda sim, por anos a fio, os fãs continuaram a procurar por qualquer resquício ou indicação sequer de que Luigi está no jogo – em grande parte, seguindo a nostalgia de um mistério que os intrigava na infância. 

Com o passar dos anos, evidências de que o enigma não se passava de uma lenda urbana foram se acumulando. Talvez um dos sinais mais representativos é o fato de que a mesma mensagem misteriosa também está presente em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Em Dodongo's Cavern, uma placa é formada pelo texto ilegível. Contudo, é possível, sim, interagir com a placa nesse caso, o que abre um texto sobre o enigma da dungeon, indicando que, no fim, a mensagem não se passa de uma textura padrão que não tem nada a ver com Luigi. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Outra pá de terra no velório de Luigi veio com uma publicação do Reddit em 2016. No fórum, um fã compartilhou uma suposta carta que enviou para a Nintendo of America perguntando se, de fato, era possível encontrar o irmão de Mario no game. A carta de resposta data de 1998 e, nela, um membro do time de atendimento afirma que tudo não se passava de piada dos desenvolvedores. 

Foi então que Super Mario Odyssey foi lançado para Switch em 2017. O game possui uma fase retrô ambientada no castelo de Super Mario 64, a qual inclui a famosa estátua. Ao atirar o seu chapéu em direção a ela, o jogador encontra uma estrela secreta. Muitos entenderam isso não apenas como uma menção honrosa ao rumor, como a forma da Nintendo de enfim resolver o mistério. 

Depois disso, as expectativas dos fãs foram se esvaindo. Talvez seja por isso que quase ninguém esperava a incrível reviravolta que deu fim ao mistério alguns anos depois. 

Em julho de 2020, a Nintendo sofreu um vazamento que tornou disponível informações de clássicos do Super Nintendo e Nintendo 64 – e, quem diria? Luigi estava de fato na versão beta do game (via IGN). 

Ao vasculhar os arquivos de uma das antigas versões do jogo, os fãs encontraram partes de Luigi, comprovando que, sim, ele estava planejado para aparecer no game. Alguns jogadores tentaram recriar o personagem para descobrir a sua forma em Super Mario 64, o que resultou em criações bizarras como o Mario com cabeça de Luigi. 

Imagem mostra Mario em Super Mario 64 com a cabeça de Luigi
Reprodução: Comet Medal/Twitter

Por fim, alguém conseguiu reproduzir como seria o encanador no game. 

Na época, a comunidade celebrou a descoberta, que enfim comprovou a suspeita de muitos. A arte a seguir, por exemplo, retrata o emocionante reencontro dos irmãos encanadores na fonte do pátio. A ilustração inclui um texto no estilo dos balões de fala do game, que diz: "Você encontrou Luigi! De repente, as paredes do castelo não parecem tão vazias..."

O mais curioso é que o mistério foi solucionado há exatos 24 anos e um mês após Super Mario 64 ser lançado. Nesses anos todos, foram muitas conversas acaloradas e teorias sobre o enigma, o que torna a descoberta final ainda mais recompensadora. 

extras/capas/super_mario_64_box_art.jpeg
Super Mario 64
  • Lançamento

    23.06.1996

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    Plataforma

  • Plataformas

    Nintendo Switch Nintendo 64