Não é segredo que Super Mario Odyssey esteja entre os jogos mais divertidos do Nintendo Switch. Em fases relativamente amplas, controlamos o ícone da Big N por mundos inesquecíveis cheios de inimigos e situações bastante peculiares. É uma experiência simples e, simultaneamente, encantadora.

LEIA MAIS

Mais impressionante do que a genialidade já esperada para jogos da franquia quando o assunto é cativar os jogadores, é a habilidade da Nintendo de nos recompensar quando nem sequer esperamos. Você pode se distanciar completamente do objetivo original, ir em direção a uma área vazia e, de repente, ganhar moedas por ter, simplesmente, tomado a decisão de ir até um lugar que não era obrigatório naquela jornada.

Mario observa o deserto de Sand Kingdom.
Reprodução: Nintendo.

A frequência de recompensa dos jogos da Nintendo sempre foi excelente, tal qual o que acontece nos jogos da From Software, por exemplo. Ainda assim, Super Mario Odyssey pode surpreender os jogadores que apenas decidem testar até que ponto os cenários foram criados com cuidado.

Lá no Sand Kingdom, por exemplo, existem vastos campos de areia nos quais parece não existir coisa alguma. É o tipo de paisagem que pode fazer jogadores se questionarem: "isso aqui existe por quê, se não tem nada?" Aí você vai até lá e, de repente, Mario pula automaticamente enquanto moedinhas (ou, se você tiver sorte, uma lua) são adicionadas na "conta" do jogador.

Chega a ser surreal. Você olha ao redor, vê que não existem itens na superfície de determinados ambientes, vai até lá e é recompensado com algo, por menor que seja. O jogo faz valer a curiosidade, ao contrário do que acontece em outros jogos, como Final Fantasy VII Remake. Obviamente, o jogo da Square Enix tem muitos outros méritos, mas entrar em um corredor na expectativa de achar alguma coisa legal e encontrar apenas caixas para destruir é meio triste.

Super Mario Odyssey completará 5 anos de existência em outubro de 2022. Se você ainda não teve a chance de jogar, jogue quando puder. Fãs do bigodudo com certeza se divertirão com como cada centímetro de cada mapa parece ter sido criado com todo o carinho possível.