Sunbreak, a primeira expansão de Monster Hunter Rise, aparenta ser um prato cheio para os jogadores, adicionando recursos de qualidade de vida e novas formas de batalhar contra monstros. A convite da Capcom, o The Enemy teve acesso a uma sessão de 30 minutos de gameplay hands-off da nova expansão, que chega ao Nintendo Switch e aos PCs em 30 de junho. 

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O primeiro destaque da expansão é a adição de recursos de qualidade de vida que aprimoram a jogabilidade já ágil e divertida do game — em especial, adicionando ainda mais variedade de escolhas nos confrontos contra monstros. Por exemplo, foi retirada a necessidade do jogador usar um Wiredash para correr pelas paredes, facilitando a já excelente mobilidade do protagonista pelos cenários. 

Lobo de gelo ataca guerreiros.
Capcom.

Outra novidade é a Marionette Spider, que, diferente da Puppet Spider, garante uma teia mais forte e robusta que pode ser usada para derrubar monstros — uma opção divertida que acrescenta à estratégia de batalha. É possível até mesmo puxar inimigos aéreos, prendendo-os no chão ou em paredes, sendo útil contra monstros ágeis. 

Diversificando ainda mais os confrontos, Sunbreak contará com o recurso de mudança de Habilidades de Troca, permitindo que o jogador alterne entre elas durante as missões e use uma esquiva especial. 

Uma adição igualmente bem-vinda é a possibilidade de continuar atacando o monstro no chão quando ele entra em Wyvern Riding State. Esse estado também será facilitado pelo efeito do novo item Ruby Wirebug, que aumenta o dano infligido nas sequências de montaria. Enquanto isso, o Gold Wirebug aumenta o número de recompensas adquiridas. 

Monstro com asas atacando.
Capcom.

O gameplay mostrado inclui caçadas a dois dos três monstros Lordes que estampam o DLC — uma contra o Lunagaron, um lobo gigante de gelo e cristal, e outra contra o Seregios, um dragão de areia com escamas afiadas. 

Como de costume, cada monstro possui os próprios comportamentos e ataques, mas os novos lordes parecem especialmente agressivos, exigindo cautela, estratégia e adaptação dos caçadores. Enquanto Lunagaron é extremamente ágil e inquieto, Seregios ataca com mergulhos brutos em direção ao jogador, causando sangramento. O sangramento faz com que uma barra comece a encher e, quanto mais cheia, mais o jogador leva dano — um recurso interessante que tornará os confrontos ainda mais desafiadores. Resta saber se apenas o Seregios causará este efeito.  

A caçada do Lunagaron acontece em Citadel, área de caça inédita formada por uma floresta sombria, montanhas nevadas e uma cidade em ruínas. O pouco mostrado da região já indica que ela é consideravelmente grande, visto que a batalha acontece em uma sequência de diferentes corredores e campinas. Além de Citadel, a Capcom promete que o DLC adicionará novos conteúdos para cada área do jogo base, como novas oportunidades para exploração, materiais, desafios e monstros. 

Amigos em Monster Hunter Rise.
Capcom.

Também foi mostrado mais da hub da expansão — Elgado, uma base de observação marítima construída nas ruínas de um forte. Além de apresentar um novo elenco carismático de personagens, como Minayle, a ferreira, e Chichae, a recrutadora, o novo centro de operações será onde os caçadores se alistarão para as novas Missões de Seguidores, em que o jogador é acompanhado de um NPC em uma caçada. 

Essas missões parecem especialmente interessantes. Além de serem desafiadoras, visto que contamos apenas com um NPC para derrubar um monstro, essas missões servirão para estreitar os laços com o seguidor — uma posição que, na missão apresentada na prévia, era assumida por Master Arlow, dono da Arena de Elgado. Um ponto reconfortante dessas side quests é que a queda do NPC não significa derrota na caçada, visto que é possível reanimá-lo a qualquer momento. 

Adicionando mais diversidade de opções e aprimoramentos ao gameplay, Sunbreak parece adicionar uma porção generosa de diversão a Monster Hunter Rise. A build apresentada pela Capcom ainda estava em progresso, mas parece pronta para o lançamento. A empresa garante, além disso, que essa será uma expansão “massiva” — algo que não tivemos dimensão na breve apresentação de gameplay. Resta comprovar, por isso, quão massivo será realmente o DLC.