Dolphin, um conhecido emulador de GameCube e Wii, não será mais lançado no Steam. A versão havia sido anunciada para a loja da Valve no início deste ano, com a equipe responsável classificando o projeto como "resultado de meses de trabalho."

No entanto, alguns meses depois, conforme publicado pelo Eurogamer, a equipe desistiu dos planos de lançar o Dolphin na plataforma da Valve. Em uma atualização do blog detalhando essa decisão, a equipe do Dolphin abordou a remoção recentemente relatada pelo DMCA, afirmando que a Nintendo "não enviou à Valve ou ao Dolphin um Ato de Direitos Autorais do Milênio Digital" e nem tomou "qualquer medida legal contra o Emulador Dolphin ou a Valve."

Em vez disso, um advogado representando a Nintendo entrou em contato com a Valve e solicitou que eles "impedissem que o Dolphin fosse lançado na loja Steam, citando o DMCA como justificativa."

A equipe por trás do emulador Dolphin foi informada posteriormente pela Valve que eles teriam de chegar a um acordo com a Nintendo antes de poderem lançar o emulador na Steam.

"Considerando o forte teor legal no início do documento e a citação da lei DMCA, levamos a carta muito a sério", escreveu a equipe do Dolphin, antes de anunciar que não lançaria mais o emulador no Steam.

"A Valve é a que administra a loja e pode estabelecer qualquer condição que desejar para que um software apareça nela. Mas, considerando a posição de longa data da Nintendo em relação à emulação de jogos, achamos impossível o requisito da Valve de que obtenhamos aprovação da Nintendo para um lançamento na Steam", escreveu a equipe.

O time afirmou que não acredita que o emulador Dolphin corra qualquer perigo legal após essa decisão e que a Valve não fez nenhuma alegação de que o Dolphin estava violando leis de direitos autorais dos EUA ao incluir a Chave Comum do Wii na emulação.

"No final das contas, a Valve é quem administra a loja Steam e tem o direito de permitir ou proibir qualquer coisa que queiram na loja por qualquer motivo. Quanto à Nintendo, esse incidente apenas reafirma a posição atual da empresa em relação à emulação de jogos. Não acreditamos que esse incidente deva mudar a visão de ninguém sobre qualquer uma das duas empresas", continuou a publicação da equipe de Dolphin.

"Como ponto positivo, algumas das funcionalidades desenvolvidas para o lançamento no Steam ainda funcionarão nas versões normais do Dolphin e ainda estão sendo desenvolvidas. Uma das funcionalidades que estamos mais animados é uma interface gráfica completa do 'Big Picture', que pode ser usada diretamente com um controle", consta no texto.

LEIA MAIS

"Isso ainda vai acontecer, independentemente do lançamento no Steam, juntamente de várias outras funcionalidades menores que estavam previstas para melhorias na experiência dos builds do Steam", afirmou a equipe de Dolphin.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!