Histórias dramáticas são uma regra em Final Fantasy. Não faltam, seja nos clássicos ou nos títulos mais recentes da Square Enix, personagens cujas histórias são encerradas de maneira absolutamente devastadora. Inclusive, Tellah, de Final Fantasy IV, se destaca neste quesito.

O início da jornada de Tellah

Ilustração de Tellah.

Nascido em Kaipo, mesmo vilarejo em que, eventualmente, Tellah conheceria a futura esposa, a história desse poderoso mago começou de maneira extremamente trágica. No caso, após um ataque de monstros, os pais de Tellah foram mortos, e ele acabou indo para Mysidia.

Foi em Mysidia, onde ele cresceu, que Tellah aprendeu tanto magia negra quanto magia branca. Anos depois, de volta ao vilarejo natal de Kaipo, já casado e com uma filha chamada Anna, Tellah enfrentaria monstros em um novo ataque.

Apesar dos esforços de Tellah, ele não conseguiu evitar a morte de muitos dos moradores do vilarejo. Infelizmente, a esposa dele foi uma das vítimas do ataque. Depois de passar por mais esse trauma, Tellah se tornou superprotetor com a filha, Anna, que fugiria anos depois para se casar com uma pessoa que o pai não aprovava.

A busca por Anna

Tellah em um acampamento.

Todo esse contexto a respeito da história de Tellah consta em materiais lançados depois do jogo, mas que se passam antes do início da campanha. Quando jogadores o conhecem em Final Fantasy IV, Tellah está bem mais velho e, surpreendentemente, preso no subterrâneo após ter saído pelo mundo em busca da filha. Cabe a Cecil Harvey e Rydia libertá-lo.

Junto de Cecil, protagonista do quarto jogo, Tellah vai até Damcyan. Lá, ele descobre que Anna está quase morrendo após o ataque de um grupo chamado Red Wings. Ele decide descontar a própria raiva em Edward, o tal marido de Anna que Tellah não aprova.

LEIA MAIS

Ela impede que a briga continue e explica que um homem chamado Golbez havia sido responsável pelo ataque que a deixou em estado grave. Pouco tempo depois, Anna morre, e Tellah, após testemunhar a morte da filha, jura vingança contra Golbez.

O destino de Tellah

Tellah morre.

Nitidamente, a história de Tellah passa longe de ser algo feliz. Ele cresceu sem os pais, que foram mortos por mostros, e também testemunhou as mortes da esposa e, já mais velho, da filha.

Muito tempo depois, Tellah chega a atacar Golbez, o culpado pela morte de Anna. Ao custo da própria vida, ele usa a magia mais poderosa que conhece: Meteoro. Contudo, Golbez consegue fugir depois desse encontro, inelizmente.

Nos últimos momentos de vida, Tellah está acompanhado pelos demais personagens jogáveis. Já sem vitalidade alguma, ele apenas pede que os demais vinguem Anna em nome dele. Posteriormente, os fantasmas de Tellah e Anna aparecem durante a batalha contra Zeromus.

Pelo menos no pós-vida, parece que Tellah conseguiu se reaproximar da filha — e, provavelmente, da esposa.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!