Rainbow Six Mobile, que promete levar a experiência de Rainbow Six Siege aos celulares e outros dispositivos Android e iOS, exigirá bastante poder de hardware. Nas palavras do próprio Justin Swan, diretor criativo do game, estamos falando de um jogo que roda em máquinas cuja potência vai desde o equivalente a um PS1 até o equivalente a um PS4.

"Temos 10 Operadores diferentes, 10 modelos diferentes e diferentes sistemas de animação e esqueletos; todas essas coisas são pesadas. Além disso, temos destruição procedural no game, que é uma grande decisão que tomamos ainda no começo", disse Swan em entrevista ao The Enemy. "Sabíamos que teríamos de suportar uma ampla variedade de dispositivos. Estamos, praticamente, criando um jogo que roda em tudo entre o PS1 e o PS4.

Explosão em Rainbow Six Mobile.
Ubisoft.

Nitidamente, jogadores só terão acesso a todos os detalhes visuais mais complexos do Rainbow Six Mobile em dispositivos potentes, como seria o caso em jogos de computador, por exemplo. A promessa é de que celulares mais simples, aqueles próximos à capacidade de um PS1, rodarão o game tranquilamente, embora com menos efeitos.

Aliás, esteja você acostumado a jogar Rainbow Six Siege na plataforma que for, Swan ressaltou que fãs do jogo original conseguirão se adaptar à versão mobile tranquilamente. Mesmo que a mira e os tiros funcionem de maneira completamente diferente, outros detalhes seguirão uma lógica já conhecida.

Gameplay de Rainbow Six Mobile.
Ubisoft.

"Você já conhece as táticas e as estratégias", afirmou. "Mesmo que você não seja, tecnicamente, o melhor atirador, por conhecer os mapas e as estratégias, você consegue ser um enganador e ludibriar a outra equipe. Então, sinto que essa será uma grande vantagem para certos jogadores."

Por outro lado, o diretor criativo de Rainbow Six Mobile reconheceu que jogadores mais acostumados com games de tiro feitos especificamente para celulares podem acabar tendo a vantagem em termos de estarem acostumados com controles de touch — algo que pode ser surpreendentemente complexo.

Operadora escondida em Rainbow Six Mobile.
Ubisoft.

O objetivo é alcançar tantos jogadores quanto for possível. Provavelmente, estamos falando do jogo mobile mais ambicioso na história da Ubisoft. Aliás, caso você esteja se perguntando: sim, Rainbow Six Mobile terá localização completa em português (texto e voz).

Se toda essa conversa em torno de Rainbow Six Mobile deixou você animado a respeito do jogo, mas não muito confiante a respeito da própria capacidade para competir, tudo bem. Existirão, além dos modos competitivos contra outros jogadores, bots controlados pela inteligência artificial.

Operadoras de Rainbow Six Mobile.
Ubisoft.

"Você pode jogar uma partida mais relaxante contra a IA quando estiver começando, para não ter de passar por aquela fase super estressante de enfrentar jogadores muito bons", informou Swan. Existirá também acesso, por meio do próprio jogo, a uma plataforma externa conhecida como Siege Academy, na qual jogadores poderão ver vídeos sobre como jogar melhor.

Rainbow Six Mobile será lançado ainda em 2022 para dispositivos Android e iOS.