Sabemos que a assinatura PlayStation Plus Deluxe, esperada para junho, trará de volta jogos clássicos por meio de um catálogo especial que inclui títulos de PS1, PS2 e PSP.

Como o The Enemyabordou jogos do PS2 dignos da atenção dos jogadores, chegou a hora de tratar dos games de PS1. Afinal, é o console que deu início à bem sucedida jornada da Sony no mundo dos games.

Tenchu: Stealth Assassins

Ninja de Tenchu.

Poucos jogos com ninjas realmente aproveitam a furtividade tanto quanto Tenchu: Stealth Assassins. Ninja Gaiden e a série Shinobi, por exemplo, sempre focaram na ação acima de tudo, mas seria legal ver esse clássico obscuro ter uma nova chance.

Oddworld: Abe’s Oddysee

Tela de Oddworld: Abe’s Oddysee.

Jogos de plataforma em 2D não eram mais tão populares na época do PS1, mas Oddworld soube trazer certo frescor à fórmula oferecendo uma história em que libertávamos todo um povo que havia sido aprisionado. Eis a oportunidade de ressuscitar o título.

Final Fantasy Tactics

Classes de Final Fantasy Tactics.

Nem é tão difícil encontrar Final Fantasy Tactics hoje em dia. Basta abrir a loja do celular, por exemplo, e comprar. Contudo, esse game merece uma nova chance nos consoles de mesa, considerando quão mais imersiva tende a ser a experiência de viver essa narrativa inesquecível em uma tela maior.

Vagrant Story

Casal de Vagrant Story.

Quantas vezes você ouviu alguém falar de Vagrant Story quando o assunto era "jogos de PlayStstion que deixaram saudade"? Bom, aqui vai mais uma: esse clássico precisa não só de uma nova chance nos consoles como também merece uma recriação completa.

Silent Hill

Protagonista do primeiro Silent Hill.

O primeiro Silent Hill fez Resident Evil parecer muito menos assustador para quem entendia o que estava sendo dito pelos personagens. Esse clássico do terror psicológico sempre aparece em rumores que nunca se concretizam, mas pelo menos a versão original podia ser disponibilizada no serviço da Sony.

Tekken 3

Jin e Heihachi lutando.

Há quem nunca nem sequer tenha jogador algum Tekken depois do terceiro, mas se lembra com carinho dessa lenda do primeiro PlayStation. Essa pode até ser uma escolha óbvia, mas não podíamos deixar passar.

Castlevania: Symphony of the Night

Richter e Drácula.

Considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, Castlevania: Symphony of the Night merece a atenção de todos os jogadores que possuem algum interesse em conhecer a história da indústria independentemente de quão bem ou mal os gráficos envrlheceram

Metal Gear Solid

Solid Snake se escondendo.

A preocupação com direção cinematográfica nos jogos nunca mais foi a mesma depois de Metal Gear Solid. Foi lá que tudo isso começou, e com certeza seria legal dar acesso ao game para jogadores novatos e veteranos.

Legacy of Kain: Soul Reaver

Protagonista de Soul Reaver.

Talvez você já tenha visto esse jogo em algum momento e se perguntado: é de PS1 mesmo? Bom, a resposta é sim e, além disso, faria todo o sentido trazer essa série de volta em um serviço com a promessa de apaziguar corações nostálgicos.

Resident Evil

Jill atira em zumbi.

Literalmente qualquer jogo da primeira trilogia serve, mas o ideal seria termos todos os três Resident Evil originais na PS Plus. Talvez até mesmo o primeiro Survivor, por questões de curiosidade histórica. Hoje em dia, para quem não tem consoles anteriores ao PS4, é impossível matar a saudade desses clássicos.

Syphon Filter

Protagonista de Syphon Filter.

Um dos melhores jogos de tiro em terceira pessoa do PlayStation (talvez o), Syphon Filter já ficou no passado há bastante tempo, mas merece ter um espaço entre os games lendários do primeiro console da Sony.

Driver

Carro de Driver.

Há quem diga que essa série deu início ao conceito de mundo aberto urbano, e muitos jogadores se lembram dos dois primeiros Driver com bastante carinho. Seria excelente podermos revisitar esses títulos revolucionários.

Dino Crisis

Regina diante de um dinossauro.

É impressionante que a Capcom nunca trouxe Dino Crisis de volta. Talvez os fãs da série sejam tão vocais que eles pareçam mais numerosos do que são, de fato. Contudo, poder jogar pelo menos os dois primeiros no formato original mesmo de novo seria fenomenal.

Grand Theft Auto

Carros do primeiro GTA.

Mais uma escolha para os estudiosos da história dos jogos: foi lá no PS1 que GTA surgiu, com um jogo que lembra muito pouco o que a série se tornou. Ainda assim, retornar ao estilo clássico pode ser bastante proveitoso para os mais curiosos.

Chrono Cross

Gameplay do remaster de Chrono Cross.

Chrono Cross está entre os jogos mais injustiçados de todos os tempos. Será que, anos depois, as pessoas perceberiam todas as qualidades desse RPG que envelheceu melhor do que muitos imaginam?