De vez em quando, é bom abrir a aba dos jogos em alta da Google Play Store para descobrir quais pérolas estão sendo baixadas aos montes por usuários do sistema Android, que, muitas vezes, se decepcionarão profundamente com o conteúdo oferecido. Foi o meu caso com Poppy Horror: Chapter One, um suposto jogo de terror.

A ideia é simples: os jogadores estão presos em algo que lembra uma loja de brinquedos com salas um tanto aleatórias e precisam simplesmente cumprir os objetivos que aparecem no canto superior esquerdo da tela. Não há suspense algum: basta ler o que está escrito ali, procurar o item e prosseguir até onde o jogo indicar.

Controles de Poppy Horror.

Se, por um lado, não há qualquer problema com a proposta excessivamente simples do game, há tudo de errado com um detalhe extremamente irritante da experiência: quase sempre que você cumpre um objetivo, entra uma propaganda na tela. Não bastasse isso, há constantes anúncios no centro da tela, na parte inferior. E basta encostar ali por acidente para ser levado até uma página de um produto que você nem queria comprar.

Em tese, os anúncios são fáceis de evitar, já que existe sempre um "x" indicando como podemos fechar a propaganda indesejada, mas há algum problema sério com a sensibilidade na região desse "x", o que não me parece, na verdade, um erro acidental. Olha, mal deu pra jogar meia hora sem clicar em dezenas de anúncios sem querer.

Tela de Poppy Horror.

Nos casos em que estamos jogando partidas curtas, propagandas nem chegam a ser um problema tão grave. Afinal, games de corrida ou luta não exigem tanta exploração. Agora, em um jogo de aventura, o excesso de propagandas é simplesmente impossível de engolir.

Olha que nem mencionei o fato do visual ser totalmente questionável, mesmo para a proposta do jogo ou as mecânicas totalmente mal programadas de esticar o braço para alcançar lugares distantes ou pegar itens.

Fico me perguntando se a culpa é dos desenvolvedores ou da própria Google Play Store. De qualquer forma, não pretendo jogar Poppy Horror por mais um segundo sequer. Infelizmente, entretanto, devo ter contribuído para os lucros deles clicando em anúncios aleatórios sem querer.