O começo da conferência da Ubisoft na E3 2017 foi um momento histórico. Juntos, Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, e Yves Guillemot, presidente da desenvolvedora francesa, anunciaram Mário + Rabbids: Kingdom Battle, um jogo que reúne as duas marcas no Nintendo Switch.

O título, porém, vai além da mistura de mascotes. Nós conseguimos testá-lo no evento e podemos atestar como ele é uma clara tentativa de emular o fenômeno de jogos de estratégia em smartphones (Clash Royale), com uma pitada da experiência de games de plataforma das duas gigantes do entretenimento digital.

Logo de cara, podemos dizer que esse é um dos jogos mais diferentes que a Ubisoft já fez. Não parece um jogo do estúdio francês, mas sim da Nintendo. As cores e, claro, os personagens, dão essa impressão, que se expande quando os Rabbids entram em cena.

O humor infantil, corporal e non-sense dos coelhos combinam bem com a inocência de Mário, Luigi e Cia. A união destes dois mundos, na apresentação, soa muito mais natural do que se esperava. Não há desrespeito ou desvirtuação de nenhum elemento que os fez importantes para tantos fãs.

No gameplay, Mario + Rabbids apresenta uma estética parecida com XCOM ou até mesmo Clash Royale. Estratégia baseada em turnos. Tudo com muitas plantas e brilhos, mas também cheio de estratégia e planejamento meticuloso. O jogador pode ter até três componentes no grupo e ataca os inimigos com armas ou rasteiras. A cooperação entre eles é essencial para avançar no terreno ou mesmo achar um ponto fraco no inimigo. Elementos de RPG também permeiam a jogatina, com menus que deixam evoluir armas e habilidades.

Apesar do visual, Kingdom Battle não é semelhante a nada que a franquia viu nos últimos anos

Há um pouco de plataforma espalhado pelo game, mas nada que seja suficiente caracterizá-lo como um título do gênero. Essa parte só serve para explorar o belíssimo cenário, que pode ser visto em diversos ângulos, já que a câmera permite visão em 360 graus da maioria das fases. Quando Miyamoto disse que "não queria ver um jogo no qual Mario pula e ataca goombas" na conferência da Ubi, ele estava falando sério. Apesar do visual idêntico, Kingdom Battle não é semelhante a nada que a franquia viu nos últimos anos.

Não é um game para todos, como boa parte do catálogo da Nintendo, nem um blockbuster super-produzido como os mais recentes títulos da Ubisoft. Mario + Rabbids está muito mais para uma experimentação do que para uma certeza de vendas.

Ainda que beba de fontes confiáveis para montar sua própria identidade. A febre dos jogos de estratégia para smarthphones e a explosão do Switch podem ser de grande ajuda para o título, que não encheu os olhos aqui na E3, mas pode ganhar força dentro de um público mais nichado e fanático pelo gênero.