Na madrugada desta sexta-feira (7), God of War foi coroado como o Jogo do Ano no Game Awards. O "Oscar dos videogames" - que teve o The Enemy como um dos integrantes do júri -, elegeu o game de PlayStation 4 como o melhor de 2018.

Curiosamente, esta é a primeira vez que um título da franquia é agraciado com a premiação máxima do Game Awards, considerando a sua versão atual, que existe desde 2014, e seus "antecessores espirituais", o Spike Video Game Awards, realizado de 2003 a 2012, e depois VGX, em 2013.

Na lista abaixo, você confere a trajetória de 13 anos até God of War conquistar seu primeiro título de jogo do ano no Game Awards. Nesta década, a franquia da Sony surgiu como forte concorrente em cada ano, mas acabou desbancada por outros títulos de peso - e teve em jogos da Rockstar seus principais rivais.

Confira:

God of War (PS2) - derrota em 2005

God of War

Após impressionar público e crítica, o primeiro God of War foi um dos indicados a Jogo do Ano no Spike VGA. Entretanto, o título acabou perdendo para outro concorrente que marcou história: Resident Evil 4. O jogo de PlayStation 2 ficou com o prêmio de Jogo de Ação do ano e David Jaffe foi escolhido Designer do Ano.

PlayStation/Divulgação

God of War 2 - em 2007, sequer foi indicado

God of War 2

No primeiro ano completo de Xbox 360PlayStation 3 Nintendo Wii disputando o mercado, God of War 2 foi preterido pelos games de nova geração. Enquanto BioShock levou a premiação principal, God of War 2 sequer foi indicado. Nas categorias que disputou, perdeu: Melhor Jogo de Ação (para Super Mario Galaxy) e Melhor Trilha Sonora (para BioShock).

PlayStation/Divulgação

God of War 3 - em 2010, primeira derrota para a Rockstar

God of War 3

Após chegar ao PlayStation 3God of War 3 despontou como favorito em 2010, mas veio a primeira derrota para um jogo da RockstarRed Dead Redemption faturou o prêmio principal daquele ano. A God of War 3, restou a vitória como Melhor Jogo de PS3 (sim, havia prêmios específicos de plataforma) e Melhores Gráficos. Já God of War: Ghost of Sparta levou o prêmio de Melhor Jogo Portátil.

PlayStation/Divulgação

God of War: Ascension - esquecido em 2013

God of War; Ascension

Considerado o "patinho feio" da saga, God of War: Ascension foi completamente preterido pelo júri do Video Game Awards, com zero indicações. Curiosamente, em ano de God of War, a vitória novamente foi para um jogo da RockstarGrand Theft Auto V bateu BioShock InfiniteThe Last of UsSuper Mario 3D World Tomb Raider.

PlayStation/Divulgação

God of War (PS4) - em 2018, a primeira vitória

God of War

13 anos e cinco jogos para consoles de mesa depois, o God of War de PlayStation 4 foi o primeiro da franquia a se tornar o Jogo do Ano no The Game Awards com um gostinho especial, já que a nova aventura de Kratos bateu Red Dead Redemption 2. Apesar de o título da Rockstar ter levado mais prêmios (4 no total contra 2 do jogo da Sony), o game de PS4 levou o maior prêmio da noite, além do prêmio de Melhor Direção.

PlayStation/Divulgação