A região do Brasil perdeu uma vaga direta no VALORANT Masters e outra no Champions. A informação foi divulgada pela Riot Games, nesta quinta-feira (27). Em nota, a empresa revelou algumas alterações e como será a nova relação de vagas para os seus torneios internacionais.

Mudanças no Masters

No Masters de 2021, 15 times participaram do campeonato. Já em 2022, serão apenas 12. A Europa (EMEA) é a principal detentora de vagas diretas, com três no total, seguida por duas no Sudeste asiático/Oceania (SEA) e duas na América do Norte. Coreia do Sul e Japão terão apenas uma vaga, enquanto Brasil e LATAM terão uma vaga direta cada, mais uma vaga disputada entre si.

Riot Games/Reprodução

Mudanças no Champions

No caso do Champions, a mudança ficou apenas para a região brasileira. O Brasil perdeu uma vaga direta e agora terá apenas uma, igual a região LATAM. No entanto, as duas regiões batalham no Last Chance por mais duas vagas, dando a possibilidade do Brasil ter três representantes no Mundial mais uma vez.

Riot Games/Reprodução

Sem surpresas

As alterações não chegam a ser novidades. O assunto foi muito comentado no passado, já que o Brasil chegou no jogo como uma "região Major", apesar de certo protesto de parte da comunidade internacional. Posteriormente, quando precisaram provar que eram merecedores destes spots, os brasileiros falharam.

No Masters Reykjavík, Sharks e Vikings representaram o Brasil. Os tubarões deixaram o torneio sem nenhuma vitória, enquanto a VKS venceu apenas a X10 em dois placares bem apertados. Em Berlim a história foi praticamente a mesma com Havan Liberty e Vivo Keyd. A Liberty foi eliminada sem vencer um mapa sequer, enquanto a VK venceu apenas a ZETA e perdeu os outros dois jogos que disputou.

No Champions foram três times brasileiros. A esperança de ver pelo menos um deles nos playoffs reacendeu, mas logo se apagou. A FURIA foi eliminada com duas derrotas de 2 a 1, a Keyd também deixou o torneio sem nenhuma vitória - apesar das grandes controvérsias -, enquanto a Vikings repetiu a campanha de 1/2.

A única vitória internacional do Brasil foi a FURIA no Last Chance qualifier, contra apenas times do LATAM. Ao mesmo tempo, a KRU se mostrou superior às equipes brasileiras durante os Masters e Champions. Por isso, com o cenário ainda no início e com a Riot implementando ajustes, já era de se esperar que o Brasil não mantivesse o mesmo número de vagas e que a região LATAM ganhasse ao menos mais uma chance no Last Chance.

Isso não quer dizer que em 2022 não possa ser diferente e o Brasil finalmente possa mostrar ao que veio no VALORANT. Caso isso aconteça, não é difícil prever que a região recupere o status de duas vagas. No entanto, até lá, a decisão da Riot não é nada além de justa.

As datas marcadas para o Challengers de cada região começar são as seguintes:

  • Brasil – 12 de fevereiro
  • LATAM – 10 de fevereiro
  • Sudeste Asiático – 10 de fevereiro
  • América do Norte – 11 de fevereiro
  • EMEA – 11 de fevereiro
  • Coreia – 23 de fevereiro
  • Japão – 26 de fevereiro
Riot Games/Reprodução