O VALORANT Champions se deparou com uma das maiores polêmicas da temporada 2021 e, no momento, a Riot Games ainda não tem resposta definitiva. Após punir a Vivo Keyd com derrota devido à utilização de um bug e ouvir um barulho imenso dos fãs nas redes sociais, a publisher voltou atrás com a decisão e prometeu reavaliar o caso.

O bug em questão foi uma câmera usada por JhoW, durante a disputa contra a Acend, no mapa Breeze. O The Enemy falou mais sobre o caso e a punição em uma matéria exclusiva a respeito do assunto.

O ponto de debate para a comunidade é que a ação tomada pelo pro player não foi contestada por nenhum juiz ou membro da Riot durante o confronto. Ao contrário do que foi feito, por exemplo, com o jogador xand, da FURIA, em um pulo na plataforma do Spikesite C, do mapa Haven. Na ocasião, o jogo foi pausado por cerca de 20 minutos para verificar se o lance era ilegal.

O fato da decisão da Riot ter sido tomada não somente após o jogo, mas durante a madrugada, revoltou os fãs. Se era um bug tão óbvio, por que nada foi feito no momento? Não à toa, a #justiceforkeyd (Justiça para a Keyd) alcançou os trending topics no Twitter e segue crescendo.

Com a Riot voltando atrás da própria decisão, mais um ponto de interrogação é inserido na história. Será que os organizadores reconheceram que tomaram uma decisão precipitada ou cederam a força da torcida? Em qualquer uma das opções, é possível apontar mais um erro.

Opinião

De acordo com o treinador da Havan Liberty, antes das competições, a Riot envia aos times uma lista enorme com todos os bugs que existem no jogo e não podem ser utilizados. Se a situação por si só já não é estranha, exigir que jogadores memorizem todos eles é ainda pior.

Dito isto, se JhoW realmente usou um bug e isso influenciou diretamente no resultado, a vitória da Keyd não é justa. Ao mesmo tempo, punir a própria Keyd com uma derrota também não é justo. Se nem mesmo os árbitros, que estão ali literalmente com a função de observar este tipo de coisa, não perceberam nada de errado, por que o jogador deveria?

Para piorar, a falta da demo disponível nas partidas - algo muito pedido pela comunidade desde o lançamento do game - piora tudo. E se um mutirão fosse feito para achar outras irregularidades em partidas que não foram julgadas, qual seria o impacto disso?

De uma forma ou de outra, a Riot já errou algumas vezes. Mas o fato de voltar atrás mostra que ainda querem acertar e ainda há tempo para isso. Até lá, a vigia dos fãs irão se manter em tudo que é lugar.