Pouco mais de um mês desde o afastamento da Noise, equipe de Free Fire emulador da LOUD, Thurzin já está em processo de ser reintegrado ao time após emitir comentário com suposta injúria racial nas redes sociais. De acordo com apuração do The Enemy, o jogador faz parte da reformulação que a organização pretende realizar na line-up da modalidade e voltou a treinar com a equipe ao longo das últimas semanas de junho, conforme confirmado em live pelo CEO da LOUD, PlayHard (confira abaixo).

Além disso, o The Enemy também apurou que a Liga NFA pretende rever o banimento de Thurzin já nesta semana. Ele está impedido de participar de competições e eventos organizados pela empresa e ficou de fora das finais do primeiro split do campeonato deste ano, entre os dias 4 e 5 de junho. A decisão da NFA ocorreu no dia 2 de junho, pouco mais de 24 horas depois de Thurzin ter sido afastado da Noise.

LEIA MAIS

O que diz a NFA

Procurada por esta reportagem, a NFA não negou a reavaliação da punição de Thurzin, mas ressaltou que o jogador continua suspenso. "Todas punições aplicadas pela NFA são reavaliadas constantemente, observando os fatores em questão e a penalidade praticada. O caso do jogador Thurzin, da equipe Noise, não é diferente. No momento, o atleta continua suspenso de todas as competições organizadas pela NFA", disse a empresa em comunicado enviado ao The Enemy.

O próximo torneio organizado pela NFA será o segundo split da Copa NFA 2022, previsto para começar no dia 15 de julho com o início da fase de grupos. As finais desta edição serão realizadas presencialmente no Parque Hopi Hari, em São Paulo.

Volta aos treinos

Em mais de uma ocasião, PlayHard já oficializou que a Noise passa uma reformulação de jogadores e comissão técnica, mas em transmissão ao vivo no dia 29 de junho deste ano, o CEO da organização confirmou que Thurzin está treinando com a equipe e não descartou a possibilidade dele voltar a jogar a Liga NFA.

“É o Thurzin que está treinando. Não faz sentido treinar sem o Thurzin quando ele é uma das peças principais de qualquer time de emulador porque ele é um dos melhores jogadores do Brasil. Chance [de jogar na NFA] todo mundo tem, porém não está decidido nada ainda. Em campeonatos, o quanto antes puder voltar, ele irá voltar”, revelou Playhard.

O The Enemy entrou em contato com a LOUD, que não respondeu até a publicação desta matéria. Caso responda, a reportagem será atualizada.

Entenda o caso Thurzin

Thurzin foi afastado da Noise, suspenso de todos os eventos da Liga NFA e retirado dos jogadores verificados pela Garena no Free Fire após realizar um comentário nas redes sociais com uma suposta injúria racial contra Moreno. Na ocasião, ele chamou o jogador de “brabuíno” em referência ao pet presente no jogo. A publicação ocorreu na noite do dia 31 de maio e foi apagada minutos depois.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno
Publicação de Thurzin em resposta a Moreno no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

No caso, Moreno publicou uma imagem, no Twitter, em que vence uma partida do modo 4v4 contra quatro jogadores da LOUD. Alguns minutos depois, Thurzin respondeu a publicação com a seguinte frase: "ta se achando é brabuino". O termo "brabuíno" tem ligação com o pet Brabuíno, que é inspirado em um babuíno (espécie de macaco) dentro do jogo.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno brabuíno
Pet Brabuíno do Free Fire (Foto: Reprodução/Free Fire)

Logo em seguida, o jogador da Noise apagou a resposta e voltou a comentar na publicação de Moreno, mas com a frase "vem agr malandro". Diante da repercussão negativa e acusações de injúria racial, Thurzin pediu desculpas no seu perfil do Twitter e revelou ter ficado chateado com a situação, já que não teve a intenção de ofender.