A Liga NFA comunicou, nesta quinta-feira (2), a suspensão por tempo indeterminado do jogador Thurzin, do time de Free Fire emulador da LOUD. Ele não poderá mais disputar competições e eventos organizados pela NFA e, com isso, está fora das finais do primeiro split da Liga NFA de 2022, marcadas para acontecer entre os dias 4 e 5 de junho. A decisão acontece após o adolescente de 15 anos ter sido afastado da Noise, time de Free Fire emulador da LOUD, por conta da publicação de um comentário com suposta injúria racial nas redes sociais.

LEIA MAIS

De acordo com a Liga NFA, a situação de Thurzin continuará sob observação ao longo dos próximos meses e qualquer nova atualização do caso será comunicada oficialmente pelas redes sociais da empresa.

Confira o comunicado da NFA na íntegra:

“Após apuração do caso, e com base nas regras previamente estabelecidas de nossos torneios, a NFA decice a suspensão por tempo indeterminado do jogador Thurzin, da Noise, de competições e eventos organizados pela NFA a partir do dia 01/06/2022. No dia 31 de maio, às 17h05, o jogador Thurzin, da Noise, fez um comentário em suas redes sociais com uma injúria racial contra um jogador de outra equipe.

Com isso, o jogador ficará automaticamente fora dos dois últimos dias das finais do primeiro Split da Liga NFA 2022 (04 e 05/06/2022), além de ficar proibido de disputar qualquer competição ou participar de qualquer evento organizado pela NFA”.

Para a Liga NFA, Thurzin infringiu as seguintes regras do torneio:

1.2. Código de conduta

"Todos os participantes da Liga NFA devem seguir todas as regras de conduta descritas neste livro de regras e as demais condutas previstas em contrato. Qualquer pessoa que falhe em segui-las estará sujeito a levar advertências, ser penalizado, desclassificado ou até mesmo suspenso de acordo com as penalidades da Liga NFA”.

1.2.2. Comportamento do jogador

"Os participantes não podem usar nenhum tipo de linguagem que contenha palavras obscenas, difamatórias, machistas, vulgares, libidinosas e/ou racistas que sejam ofensivas com o próximo. Os participantes não serão permitidos a usar esse tipo de linguagem em qualquer evento voltado para o público, entrevistas ou em suas redes sociais".

Entenda o caso

A decisão da Liga NFA acontece logo após o afastamento de Thurzin do time de Free Fire emulador da LOUD depois que ele realizou um comentário nas redes sociais com uma suposta injúria racial contra Moreno, em que chamou o jogador de “brabuíno” em referência ao pet presente no jogo. A publicação ocorreu na noite desta terça-feira (31) e foi apagada minutos depois.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno liga nfa
Publicação de Thurzin em resposta a Moreno no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

No caso, Moreno publicou uma imagem, no Twitter, em que vence uma partida do modo 4v4 contra quatro jogadores da LOUD. Alguns minutos depois, Thurzin respondeu a publicação com a seguinte frase: "ta se achando é brabuino". O termo "brabuíno" tem ligação com o pet Brabuíno, que é inspirado em um babuíno (espécie de macaco) dentro do jogo.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno liga nfa
Pet Brabuíno do Free Fire (Foto: Reprodução/Free Fire)

Logo em seguida, o jogador da Noise apagou a resposta e voltou a comentar na publicação de Moreno, mas com a frase "vem agr malandro". Diante da repercussão negativa e acusações de injúria racial, Thurzin pediu desculpas no seu perfil do Twitter e revelou ter ficado chateado com a situação, já que não teve a intenção de ofender.