A Garena confirmou, na noite desta quinta-feira (2), a remoção do verificado de Thurzin no Free Fire. Em posicionamento enviado ao The Enemy, a empresa informou que tomou a decisão de forma preventiva após o jogador da LOUD emitir um comentário com suposta injúria racial nas redes sociais. Além da perda do verificado no battle royale, Thurzin também foi afastado da Noise, time de Free Fire emulador da LOUD, e suspenso por tempo indeterminado de competições e eventos da Liga NFA.

A partir de agora, Thurzin não pode mais usufruir dos benefícios do programa de parcerias da Garena, como codiguins, itens exclusivos e recompensas no jogo, acesso a eventos, calendário semanal, convites para torneios e eventos de esports, além de novidades em primeira mão.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno v de verificado
Conta de Thurzin no Free Fire sem o verificado (Foto: Reprodução/Free Fire)

LEIA MAIS

Confira o comunicado da Garena na íntegra:

"A Garena está sempre próxima de sua comunidade e, diante das recentes alegações de conduta inadequada, a empresa informa que o jogador e influenciador Thurzin está preventivamente suspenso do programa de parcerias de criadores de conteúdo e, portanto, perde os benefícios relacionados a este.

A Garena reforça sua política de não tolerar atos de preconceito, assédio e manifestações de ódio, e espera que streamers, espectadores e jogadores mantenham comportamento adequado, se reservando ao direito de tomar medidas apropriadas, quando julgar necessário".

Entenda o caso

A decisão da Garena acontece dias depois de Thurzin realizar um comentário nas redes sociais com uma suposta injúria racial contra Moreno, em que chamou o jogador de “brabuíno” em referência ao pet presente no jogo. A publicação ocorreu na noite desta terça-feira (31) e foi apagada minutos depois.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno
Publicação de Thurzin em resposta a Moreno no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

No caso, Moreno publicou uma imagem, no Twitter, em que vence uma partida do modo 4v4 contra quatro jogadores da LOUD. Alguns minutos depois, Thurzin respondeu a publicação com a seguinte frase: "ta se achando é brabuino". O termo "brabuíno" tem ligação com o pet Brabuíno, que é inspirado em um babuíno (espécie de macaco) dentro do jogo.

free fire battle royale garena emulador loud noise thurzin polêmica injúria racial moreno brabuíno
Pet Brabuíno do Free Fire (Foto: Reprodução/Free Fire)

Logo em seguida, o jogador da Noise apagou a resposta e voltou a comentar na publicação de Moreno, mas com a frase "vem agr malandro". Diante da repercussão negativa e acusações de injúria racial, Thurzin pediu desculpas no seu perfil do Twitter e revelou ter ficado chateado com a situação, já que não teve a intenção de ofender.