A conferência da Sony na E3 2017 não foi particularmente interessante – nada de grandes novos títulos ou datas confirmadas para os games mais aguardados  –, mas, ainda assim, esse não parece ser esse o principal motivo pelo qual a empresa está sendo agora criticada por donos do PlayStation 4.

Por duas vezes na E3, o console da Sony ficou de fora de dois importantes anúncios de jogabilidade cross-plataforma revelados durante a semana: Rocket League e Minecraft. De acordo com Microsoft e Nintendo, o multiplayer entre seus dispositivos e os da Sony poderia ter acontecido não fossem negativas da própria dona do PlayStation.

Em entrevista à Eurogamer, Jim Ryan, diretor de marketing global da PlayStation, tentou explicar a decisão da empresa de bloquear a unificação de plataformas ao redor dos dois jogos. As respostas, ainda assim, não parecem particularmente convincentes. 

"Infelizmente, é uma discussão comercial entre nós e outros representantes", comentou o executivo durante a entrevista.

Particularmente no caso de Minecraft, a justificativa pareceu particularmente esquisita: segundo Ryan, a Sony teria uma preocupação com os jovens usando PlayStation e com os riscos que eles correriam caso expostos às "influências externas" fora do ecossistema curado pela Sony. 

A boa notícia, no entanto, é que Ryan sinaliza que a decisão de não participar da jogabilidade cross-plataforma nestes dois casos não é um "acordo fechado", o que indica que a empresa ainda pode voltar atrás da decisão e permitir mais liberdade aos seus jogadores. "Eu não acredito que nada nunca é um acordo fechado. Qualquer um que seja dogmático deste nível é um tolo", afirmou. "Dito isso, ao meu conhecimento, não há conversas no momento".