Quando a distribuidora indie Devolver Digital anunciou, em maio, que teria sua própria conferência na E3 2017, as reações foram divergentes: enquanto alguns ficaram bastante empolgados com o conteúdo que a responsável por jogos como Hotline Miami e Serious Sam poderia mostrar, outros reagiram com um sonoro "quem é Devolver?".

Marcada para às 02h da madrugada desta segunda-feira (12), a real é que nem tenta gente resistiu bravamente para acompanhar a apresentação da empresa – especialmente após o pouco empolgante evento da Bethesda que a precedeu. Quem ficou ligado no evento, no entanto, pode ver a mais inusitada das "conferênciaa" até agora.

Assim como foi prometido pela própria companhia, a Devolver entregou uma conferência de 15 minutos sem anúncios de games, mas sim uma espécie de “meta conferência” parodiando e criticando práticas da indústria de games e de todos envolvidos nela: de desenvolvedores a distribuidores, sem poupar a mídia ou nem mesmo os jogadores.

Bem humorada – e um tanto bastante sanguinolenta – a apresentação brincou com ideias como “Earliest Access”, games que poderão ser comprados por jogadores antes mesmo de começarem o desenvolvimento. "Vai ser um jeito revolucionário de apressar precipitadamente jogos não terminados para consumidores", explicou a "diretora de Sinergia" durante o show. "Um desenvolvedor pensa em uma ideia em BAM! Ela está à venda". 

Só para não dizer que não houve games de verdade no evento, a Devolver mostrou dois trailers durante a conferência, mas ambos antigos, Serious Sam's Bogus Detour e o trailer de anúncio de RUINER. Todo o evento pode ser acompanhado no vídeo a cima.