Sea of Thieves, game da Microsoft e Rare para o Xbox One e PC, a princípio me parecia uma bobagem. Seu visual cartunesco e controles simplistas passavam a impressão inicial de um game dispensável e um tanto infantil. Errei. Trata-se na verdade de um título divertidíssimo, para jogar entre amigos e ser lembrado horas depois.

"Quando estávamos decidindo que game fazer a seguir na Rare, decidimos que seria um em que as pessoas pudessem contar suas próprias histórias", comentou ao The Enemy o chefe do estúdio, Craig Duncan. "O mundo dos piratas então nos pareceu o ideal para que isso acontecesse. A socialização deles funciona para o multiplayer cooperativo e ficamos obcecados em dar aos jogadores o game de piratas que eles sempre sonharam. Ficamos inspirados", seguiu.

A ação envolve um bando de piratas a bordo de seu navio, prestes a singrar os mares em busca de tesouros, combate e aventura. Nada disso, porém, é possível sem coordenação, já que todas as atividades no barco são manuais. É preciso, antes de qualquer coisa, decidir o que se pretende fazer.

"As histórias que acontecem entre esses grupos de companheiros são hilárias. Basicamente, cada tripulação tem seus próprios objetivos e encontrará diversas outras pessoas querendo coisas completamente diferentes - o resultado é sempre surpreendente. Estamos vendo muitas coisas que jamais imaginaríamos a partir das ferramentas que criamos", explicou Duncan.

Depois de algum debate, minha equipe de bucaneiros optou por procurar um tesouro na ilha de Lone Cove. Enquanto dois jogadores recolhiam a âncora, baixavam as velas e arrumavam seu ângulo para sair, outro colocava-se no timão enquanto o último, eu, lia o mapa. Localizada a ilha, expliquei ao capitão como chegar a ela - e partimos. A jornada transcorreu sem sustos e logo chegamos a Lone Cove com alguns ajustes de rota. Mas não baixamos a âncora suficientemente rápido... e o navio estourou mas rochas da ilha, logo enchendo-se de água.

Desembarcamos e, mapa do tesouro em mãos, começamos a tentar decifrar a rima que nos levaria às riquezas prometidas no mapa do tesouro. Depois de algum combate com esqueletos armados, a comunicação foi necessária para encontrar alguns marcos no mapa - e logo estava contando passos e desenterrando o baú. Mas ao levá-lo de volta ao barco descobrimos que tínhamos perdido nosso navio. Afundado pelo choque.

Sea of Thieves deve viralizar na internet, pelas aventuras inusitadas que renderá em gameplays

Felizmente, o jogo conta com sereias que ajudam piratas em apuros, teleportando-os de volta ao barco ou, em casos extremos, dando um novo barco a eles, em uma posição aleatória do mapa. O problema é que três integrantes da tripulação foram teleportados enquanto o último - que se recusava a entrar na água e perder o baú - ficou teimosamente na praia. Uma missão de resgate pirata foi combinada então entre os demais - mas apenas para afundar mais uma vez, por completa falta de união, o navio na costa de Lone Cove...

Fim da demo, mas ficou uma curiosa história pra contar - e me peguei narrando-a horas mais tarde, como se eu tivesse jogado uma partida de RPG de mesa. "É impossível entender o que faz com que os jogadores se apaixonem por Sea of Thieves só vendo trailers. É preciso experimentá-lo", concluiu Duncan. Eu não poderia concordar mais.

Sea of Thieves sai no início de 2018 e deve viralizar na internet pelas aventuras completamente inusitadas que renderá em gameplays.

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Sea of Thieves
  • Lançamento

    20.03.2018

  • Publicadora

    Microsoft

  • Desenvolvedora

    Rare

  • Censura

    12 anos

  • Gênero

    Aventura, Multiplayer

  • Plataformas

    PC Xbox One Xbox Series X Xbox Series S