Uma das concepções sociais mais massivas no Brasil foi pauta de debate no BIG Festival 2023. Durante o painel "Jogos violentos influenciam as crianças?", realizado nesta quinta-feira (29), a pesquisadora Ivelise Fortim de Campos desmistificou o senso comum que diz: "matou porque jogou".

Doutora em Psicologia Clínica e professora da PUC São Paulo, Ivelise pontuou que não há um único fator que justifica a violência. 

Por ser composta por diversas variáveis – podendo ser estrutural, cultural, instrumental e outras –, a violência configura uma dificuldade em apontar, com certeza, os seus causadores.

"Não tem 'matou porque jogou'”, afirmou a pesquisadora, que também demonstrou que o impacto dos jogos eletrônicos na violência é consideravelmente baixo em relação a outros fatores de risco.

Por outro lado, Ivelise reconhece que, sim, há um tipo de violência que encontra nos games um local de propagação: a violência verbal. 

De acordo com a pesquisadora, espaços como o Discord e o próprio chat de voz são usados como espaço de recrutamento extremista. Porém, ela pontua que isso também acontece em outros espaços, como as redes sociais. 

LEIA MAIS

O BIG Festival acontece entre 28 de junho a 2 de julho de 2023, no São Paulo Expo e online. Saiba tudo sobre o evento no nosso guia.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!