We Are OFK contou com painel dedicado no BIG Festival 2023. No sábado (1), Teddy Dief -- responsável pela direção do indie sobre uma banda que busca sustento e visbilidade -- subiu ao palco do evento para abordar como o time conduziu o desenvolvimento de forma a respeitar os limites dos jogadores.

Banda fictícia aos moldes do K/DA, de League of Legends, a OFK foi revelada no The Game Awards 2021 antes mesmo do anúncio do jogo. Teddy explica que esta foi uma escolha importante, visto que o intuito do projeto é ser, ao mesmo tempo, um projeto musical e um game.

Sendo assim, Teddy e a equipe de desenvolvimento teve o intuito de "criar um jogo que fosse acolhedor para qualquer fã da nossa música", de forma que o time pudesse colher os benefícios de criar uma fandom do projeto.

Aqui, Teddy explica que, por mais que a aposta da Riot em games e música tenha servido de inspiração para OFK, o desenvolvimento se preocupou em "não ser K/DA". Na visão do time, LoL é um jogo difícil e bastante inacessível para o público não-endêmico de games. Por isso, diferente de K/DA, OFK teve o intuito de agrupar a maior audiência possível.

Imagem do BIG Festival
The Enemy

Seguindo o que chamou de "approachable game design" ("game design acessível", em tradução livre), o Team OFK priorizou a remoção de mecânicas difíceis e considerou o que uma pessoa completamente nova ao ambiente de jogos de console precisaria para se sentir confortável. 

Isso resultou no que Teddy chama de "design de watch party" -- uma visual novel com roteiro em formato de sitcom e controles que respeitam o tempo do jogador. Também houve a preocupação de ser "honesto" sobre o conteúdo do jogo, deixando a duração de cada capítulo visível e em destaque logo no menu principal.   

Outro pilar do desenvolvimento que pode inspirar outros projetos indie é a preocupação de "fazer o jogador se sentir musical". Teddy demonstrou como os clipes interativos presentes em We Are OFK foram criados para que, mesmo que o jogador esteja apertando os botões fora do ritmo, ele ainda sinta que está envolvido na música. 

Essa sensação é propriciada por sinais visuais em detrimento de sonoros, confirmando para o jogador que o seu input está funcionando, sem que sua interação atrapalhe o ritmo da música.   

Por fim, o último pilar do desenvolvimento foi "ser um time autêntico". A representatividade foi uma questão chave já na etapa de criação do time, visto que a prioridade era contar com membros que tivessem conexão direta com os personagens.

Isso propricia a percepção de sinceridade e emoção profunda do roteiro, que teve o intuito de ressoar com jogadores de todo o globo, não apenas do contexto representado no game. Teddy também aconselha os desenvolvedores independentes a "estar pronto para estar errado", visto que a conversa direta com o público é essencial para que o produto final tenha o alcance desejado. 

Na sessão de perguntas e respostas, o The Enemy perguntou sobre a possibilidade de We Are OFK ser localizado para o português do Brasil. Teddy respondeu que, sim, é de interesse do time: "Minha DM no Twitter está aberta para quem quiser trabalhar com a gente para que isso aconteça", afirmou.

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O BIG Festival acontece entre 28 de junho a 2 de julho de 2023, no São Paulo Expo e online. Saiba tudo sobre o evento no nosso guia.


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