Em uma matéria para o site Eurogamer, o produtor Julien Laferrière revelou que, apesar da presença significativa de barcos no jogo, o sistema naval de Assassin's Creed Valhalla será significativamente diferente do de jogos anteriores, com foco muito maior em mobilidade e saques de terrenos invadidos do que combate entre navios.

O motivo da mudança envolve questões históricas, já que vikings não eram tão conhecidos por utilizarem seus barcos para enfrentar forças inimigas diretamente, sendo mais úteis para como transporte de guerreiros contra forças inimigas.

Isso não quer dizer, porém, que seu barco não terá uma importância significativa em combate, já que é por meio dele que o jogador atravessará pelos rios da Inglaterra e atacará locais em busca de novas armas e suprimentos.

"Qualquer local militar que você encontrar nos rios da Inglaterra é totalmente vulnerável a saques", explicou Laferrière. "Queremos que você jogue a fantasia de Viking ideal, então você terá seus companheiros em seu dracar. Às vezes você ganhará recursos para levar de volta e melhorar seu assentamento, ou talvez poder de fogo adicional para ajudar a derrotar bandidos de maior nível na região."

Na entrevista, o produtor também confirmou que o corvo visto nas artes do jogo será o companheiro animal do protagonista, Eivor, e terá habilidades semelhantes a das águias em AC Origins e Odyssey.

Assassin's Creed Valhalla sai no fim de 2020 para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e Google Stadia.