Mortal Kombat: O segredo mais importante do 3º jogo

Fundamental para subir a torre até Shao Kahn da maneira mais rápida possível

Por Diego Lima 06.07.2022 18H15

O tempo de reação da máquina pode ter sido motivo de frustração para muitos fãs de Mortal Kombat ao longo dos anos. Algumas situações hipotéticas: assim que Scorpion joga o arpão, o inimigo pula, ou, basta Sub-Zero tentar acertar uma voadora, por exemplo, e ele, em seguida, é pego por um antiaéreo certeiro.

LEIA MAIS

Nos três primeiros jogos da série Mortal Kombat, existe um padrão de inteligência artificial: não importa em qual nível de dificuldade o jogador comece, os inimigos podem se tornar tão perigosos quanto no modo Very Hard até o final da torre. E, no começo, sempre é absolutamente fácil esmagar os oponentes.

Reprodução: Midway/The Enemy.

Ao que tudo indica, isso se deve ao fato de que a equipe responsável pela trilogia original de Mortal Kombat queria que o jogador pudesse sentir que pelo menos as primeiras lutas valeram o dinheiro gasto em uma ficha no fliperama — já que, nos saudosos anos 1990, as máquinas realmente faziam bastante sucesso em diferentes partes do mundo.

Pensando no terceiro jogo, como, então, um jogador qualquer pode vencer a máquina sem ter de apelar para o Noob Saibot? Bom, é mais simples do que você imagina.

Em Ultimate Mortal Kombat 3, existe um pequeno glitch que pode ser usado a favor do jogar constantemente. Aliás, o mesmo truque funciona em Mortal Kombat Trilogy, embora com uma frequência menor de sucesso.

Reprodução: Midway/The Enemy.

Basta seguir os seguintes passos: primeiro, fique à distância de um pulo do inimigo, aproximadamente. Você perceberá que o oponente começará a seguir os movimentos do personagem do jogador. Então, se o nosso personagem for para a frente, o da máquina vai para trás.

Esse padrão de comportamento dificilmente será quebrado enquanto o jogador não tentar um ataque ou chegar até o final da tela.

Uma vez nesse estado de reação pura e simples, a IA de Mortal Kombat 3 responderá a qualquer pulo para trás seguido de chute da mesma forma: jogando um projétil. Acredite, funciona na maioria das vezes, é inacreditável.

Vamos repassar o que fizemos até aqui, então:

  1. Encontrar a distância entre os dois personagens que coloca a IA em uma postura de reação;
  2. Fazer uma voadora para trás, ciente de que você não vai acertar o oponente, para forçar a IA a soltar um projétil.

Isso feito, o jogador pode punir a ação da máquina das mais diversas formas.

No controle de Smoke, Scorpion ou Ermac, por exemplo, basta usar o teletransporte para punir o projétil do adversário. Com Liu Kang, pode ser um boa soltar a bicicletinha. Com Sub-Zero, deslizar pode ser a melhor opção.

Isso funciona para todos os inimigos normais do jogo. Logo, você nem verá o tempo passar até chegar em Motaro e Shao Kahn, que exigem técnicas diferentes.

Ironicamente, para que o plano acima funcione da maneira ideal, o mais fácil é deixar a dificuldade no maior nível possível. Quanto maior for a dificuldade, em tese, mais rápido a máquina reagirá aos nossos movimentos e mais fáceis de ler serão os padrões dela.

A partir daí, basta ter paciência e saber punir o oponente da melhor forma.