Android   Esports   Windows   Mobile   Apple   Pc

Riot Games: história, jogos e tudo sobre a empresa

Publisher pertencente à Tencent tem quase 16 anos de existência e é desenvolvedora de League of Legends, VALORANT e demais games

Por Bruno Povoleri 09.03.2022 16H46

A Riot Games é uma das principais desenvolvedoras do mercado de games e construiu um legado nos últimos anos. A empresa tem como foco proporcionar uma boa experiência aos jogadores e conta com o League of Legends (LoL) como carro-chefe, mas também dispõe de outros games de sucesso recente, como VALORANT e Wild Rift. Fundada há mais de 15 anos e sediada em Los Angeles, no estado da Califórnia nos Estados Unidos, a publisher atualmente pertence à chinesa Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

LEIA MAIS

História

A origem da Riot Games surge da paixão de Marc Merrill e Brandon Beck, ambos graduados em negócios na Universidade do Sul da Califórnia, localizada em Los Angeles. Os dois moravam juntos na cidade e frequentemente jogavam games como Starcraft e Warcraft. O jogo favorito deles, no entanto, foi definido quando Warcraft III ganhou um mapa customizado e intitulado de “Defense of the Ancients”, popularmente conhecido como DotA, em 2003.

Marc Merrill (esquerda) e Brandon Beck (direita) (Foto: Reprodução/Riot Games)

Merrill e Beck gostavam da forma como se desenrolava o jogo desenvolvido pela Valve, com um estilo multiplayer bem consolidado e que eles entendiam como o futuro do mercado de games. Então, ambos optaram por largar seus empregos e dar início à Riot Games, em setembro de 2006. Na ocasião, a empresa recebeu um investimento inicial de US$ 1,5 milhão (R$ 7,5 milhões na cotação atual) a partir da ajuda de familiares e outros pequenos investidores.

Em torno de dois anos depois disso, surgiu a versão pré-alfa daquele que seria o principal produto da Riot Games: o League of Legends. Com a denominação de League of Legends: Clash of Fates, o produto não decolou logo de cara e só ganhou notoriedade a partir de 2009, quando foi renomeado e publicado como League of Legends, disponível de forma gratuita para PC no sistema Windows.

Em dezembro de 2015, a Riot Games foi adquirida pela chinesa Tencent, que passou a controlar todos os negócios da desenvolvedora. Desde então, a Riot segue desenvolvendo jogos sem custos à comunidade e expandindo seus negócios, com destaque para o lançamento de outros games a partir do universo do LoL, como Teamfight Tactics (TFT), em junho de 2019, Legends of Runeterra (LoR) e VALORANT, respectivamente em abril e junho de 2020, e Wild Rif (WR), em março de 2021.

Além disso, a publisher também tem o destaque do lançamento de Arcane, a primeira série animada do universo de LoL, que se tornou a produção mais assistida da Netflix no período de três dias após seu lançamento, no dia 6 de novembro de 2021.

Principais jogos

League of Legends

Oficialmente lançado em 2009, o League of Legends (LoL) é um dos jogos mais populares da indústria de games, sendo originalmente gratuito. O MOBA da Riot Games ganhou uma nova temporada a cada ano e, ao longo do tempo, recebeu diversas modificações em mapa, itens e runas, além de alterações visuais no mapa e no sistema do client. Ao todo, o game conta com mais de 155 personagens, mais de mil skins, atualizações quinzenais e um cenário competitivo composto por ligas divididas geograficamente. Saiba todos os detalhes do jogo aqui.

Foto: Divulgação/Riot Games

Teamfight Tactics

O Teamfight Tactics (TFT) nada mais é do que um jogo de estratégia e auto chess com base no universo do LoL e no sistema do DotA Auto Chess, que foi lançado pela Valve em janeiro de 2019. O TFT, portanto, possibilita que oito jogadores possam competir entre si formando equipes em uma batalha hexagonal. Nela, é possível colocar estrategicamente os campeões e, a cada nova rodada, há uma batalha automaticamente entre jogadores emparelhados aleatoriamente. O vencedor da partida é aquele que vencer a última batalha.

A versão do TFT para PC foi lançada em junho de 2019, enquanto a versão independente para Android e iOS chegou somente em março de 2020. Ambas as plataformas contam com cross-play.

Foto: Divulgação/Riot Games

Legends of Runeterra

O Legends of Runeterra (LoR) é um jogo de cartas colecionáveis lançado em abril de 2020 e disponível para PC e mobile nos sistemas Android e iOS. O game tem mais de 45 campeões jogáveis do LoL e é bastante flexível pelo fato de que disponibiliza uma variedade de cartas com intuito de que os usuários joguem da maneira que preferirem. Ao todo, o baralho é composto por não mais que seis cartas de Campeões, com três deles diferentes, duas regiões e um total de 40 cartas.

Foto: Divulgação/Riot Games

VALORANT

Lançado oficialmente em junho de 2020, o VALORANT é um FPS que pode ser baixado gratuitamente para PC. Com uma mistura entre Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Overwatch, o game dispõe de personagens com habilidades únicas, além de diferentes armas e mapas.

O jogo tem o sistema de Passe de Batalha e atualiza as skins da loja de forma diária. Além disso, segue a linha de realizar atualizações quinzenais e conta com um cenário competitivo em crescimento, sendo majoritariamente gerido pela desenvolvedora. Confira todos os detalhes do VALORANT aqui.

Foto: Divulgação/Riot Games

Wild Rift

O Wild Rift (WR) é um dos produtos mais recentes da Riot Games, tendo sido lançado em março de 2021. Resumidamente, o jogo é uma versão mobile do LoL e continua com o mesmo sistema de campeões, com habilidades únicas, em equipes formadas por cinco jogadores que batalham entre si com objetivo de destruir a base adversária. O game, inclusive, está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Foto: Divulgação/Riot Games

Outros projetos

Riot Forge

A Riot Forge é uma distribuidora com ênfase na produção de outros tipos de jogos novos do universo do LoL em parceria com desenvolvedores do mundo todo. A iniciativa é focada em jogadores e já lançou Hextech Mayhem: A League of Legends Story, com a Choice Provisions, e Ruined King: A League of Legends Story, com a Airship Syndicate. Além disso, para 2022, há a expectativa da chegada de CONV/RGENCE, com a Double Stallion, e Song of Nunu, com a Tequila Works.

Foto: Divulgação/Riot Games

Música

A Riot Games lançou, em julho de 2021, a Riot Games Music. Assim como já diz o próprio nome, o projeto é uma gravadora de músicas que são desenvolvidas ao lado de vários artistas parceiros. O primeiro lançamento foi denominado como Sessions. O grande destaque da iniciativa é que as canções podem ser utilizadas por qualquer criador de conteúdo sem preocupação com avisos de direitos autorais.

Vale pontuar que há uma relação entre a Riot Games e a indústria da música. A empresa já lançou singles a partir de grupos de pop fictícios, como K/DA e True Damage, e também colaborou com inúmeros artistas na elaboração de um tema musical do Worlds, o Mundial do LoL.

LoL Esports Manager

Anunciado em 2019, o LoL Esports Manager é uma mistura entre o sistema do Football Manager e o mundo competitivo do LoL. O jogo se trata de um simulador oficial dos times de esports no qual os usuários podem montar a sua própria escalação de pro players em uma determinada competição. O game, no momento, não tem data para ser lançado.

Foto: Divulgação/Riot Games

Project L

Ainda sem maiores detalhes, o Project L foi apresentado ao público em 2019 e será um jogo de luta em gráficos 2D. Com a presença dos campeões do LoL, o game ainda não conta com data de lançamento definida.

Foto: Divulgação/Riot Games

Project F

Talvez o projeto mais misterioso da Riot Games até então, o Project F também foi anunciado em 2019 e não recebeu maiores informações oficiais desde a apresentação. De acordo com a desenvolvedora, em comunicado enviado ao site Polygon naquele ano, o jogo é um “projeto que explora as possibilidades de atravessar o mundo de Runeterra com seus amigos”. Project F não tem previsão de lançamento.

Foto: Divulgação/Riot Games