Gabe Newell, o CEO da Valve, afirmou recentemente que apoiaria a presença do Game Pass, famoso serviço da Xbox, no Steam.

LEIA MAIS

Em entrevista ao PC Gamer, Newell foi questionado a respeito da Valve ter planos de lançar um serviço próprio que possa competir com o Game Pass.

Logo do Steam.
Valve.

A princípio, parece que a Valve não tem o menor interesse em um serviço por assinatura original. Então, a única alternativa seria a plataforma aceitar serviços de terceiros, como a Microsoft.

"Não acho que seja algo que achamos que precisamos fazer nós mesmos, construir um serviço de assinatura neste momento", disse Newell. “Mas, para [os cliente da Microsoft], é claramente uma opção popular, e ficaríamos mais do que felizes em trabalhar com eles para conseguir isso no Steam."

Embora não pareça haver planos em andamento para levar o Game Pass ao Steam, ambas as empresas falaram “bastante sobre o assunto." Segue: "Se seus clientes querem, então, você deve descobrir como fazer isso acontecer", disse Newell na entrevista. "É aí que estamos."

Logo verde da Xbox.
Microsoft.

Nitidamente, um dos objetivos da Microsoft é fazer com que o maior número possível de pessoas se inscreva no Game Pass. Essa onda de aquisições de estúdios, incluindo Bethesda e Activision Blizzard, é uma grande parte disso. Ter o Game Pass disponível em lojas concorrentes pode ser outra.

O recém-lançado portátil da Valve, o Steam Deck, já é tecnicamente compatível com o Game Pass. Embora o serviço de assinatura da Microsoft não suporte o SteamOS baseado em Linux nativo do dispositivo, o Steam Deck pode, pelo menos em teoria, ser usado com o Windows 10, permitindo que os eventuais proprietários alternem entre o Steam e o PC Game Pass.

Por enquanto, não sabemos se o Game Pass chegará um dia ao Steam, mas parece algo um tanto possível.