Uma das funções mais interessantes dos novos jogos de Hitman é de transferir os dados do game anterior para o seguinte, sendo possível jogar as fases do game de 2016 no segundo ou terceiro títulos.

Como prometido pelo estúdio IO Interactive, isso se manterá em Hitman III.

Em geral.

Donos do Hitman (de 2016) e Hitman 2 (de 2018) nos consoles poderão ter acesso fácil a estas fases no terceiro game da série, já que o sistema detectará automaticamente os dados dos jogos pelo PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

O mesmo, porém, não pode mais ser dito sobre a versão de PC, devido ao acordo de exclusividade temporária de um ano com a Epic Games Store.

Na época do anúncio, o estúdio prometeu que seria possível transferir os dados dos games anteriores para o novo título, mas claramente algo deu errado nestes últimos meses, e esta transferência parece não ser tão fácil quanto originalmente prometida.

Quem tem os games no Steam não pode fazer a transferência. Mais do que isso, Hitman 2 não está à venda na Epic Games Store, e a única forma de adquirir estas fases (por enquanto) seria comprá-las via DLC.

Naturalmente, esta confusão e péssima comunicação gerou revolta (e memes) entre fãs em fóruns e redes sociais, irritados com a perspectiva de ter que comprar o mesmo conteúdo novamente.

Hitman 3 pre-order process in a nutshell from r/HiTMAN

No domingo (17), para apaziguar ânimos, a IO publicou um pronunciamento em redes sociais garantindo que uma solução será oferecida sem custo adicional.

“Continuamos a trabalhar em soluções com nossos parceiros para permitir que jogadores de PC donos de Hitman 1 e Hitman 2 possam importar as locações destes jogos para Hitman 3 sem custo adicional”, diz a mensagem.

“Garantimos que jogadores não precisarão recomprar os jogos”, continua a mensagem.

A solução deve chegar “nas próximas semanas”. Hitman 3 será lançado oficialmente nesta quarta (20).

A Epic Games, por sua vez, fez seu próprio pronunciamento: “Nunca queríamos que jogadores se sentissem forçados a recomprar o conteúdo da Epic Game Store que compraram em outra loja de PC para que pudessem acessar funções em um novo jogo.”

“Estamos trabalhando em conjunto com a IO Interactive e vocês poderão acessar o conteúdo passado de jogos anteriores de Hitman."

O Passe com as fases da edição GOTY de Hitman 1 estará disponível para quem comprar Hitman 3 nos primeiros 10 dias, ou já tiver esta versão caso tenha adquirido o game quando ele ficou de graça na loja.

No fim, um acordo comercial, sem perspectivas de implicações futuras, acabou dando dores de cabeça aos jogadores, desenvolvedores, e às próprias empresas ao procurar uma solução viável para todos.

Até lá, confira o trailer de lançamento do jogo.

extras/capas/Hitman_3_Packart.jpg
HITMAN III