R6: Ique analisa Liquid x NIP na final do BR6 2021

Analista aponta favoritismo do lado dos Ninjas, mas não desacredita em surpresas do lado da Cavalaria; Map pool será decisivo na briga pelo título

Por Gabriel Reis 03.12.2021 11H23

Para os brasileiros, o ano competitivo de Rainbow Six: Siege começou e vai terminar do mesmo jeito, com Team Liquid e Ninjas in Pyjamas brigando por um título. Os dois times finalistas do Six Invitational 2021 serão protagonistas de mais uma final, dessa vez em solo brasileiro e com a presença dos torcedores, que voltam a lotar a Max Arena, em São Paulo, neste sábado (4).

Ique, analista nas transmissões oficiais da Ubisoft, bateu um papo com o The Enemy e destrinchou a grande final do Brasileirão de Rainbow Six 2021.

Liquid e NIP tiveram anos muito consistentes. Os Ninjas venceram o Six Invitational, foram campeões da segunda Copa Elite Six e vice-campeões do último Six Major Suécia. A Cavalaria foi vice-campeã no SI, venceu a primeira Copa Elite Six do ano e chegou às semifinais no Six Major México, além de terminar o ano em primeiro lugar no BR6.

NIP foi campeã em cima da Liquid no torneio mais importante do ano Foto: Kirill Bashkirov/Ubisoft

Apesar do retrospecto positivo das duas equipes, Ique destaca que o favoritismo está do lado da NIP para essa decisão. Segundo o analista, além da vantagem nos confrontos diretos (5x2 para os Ninjas), o time liderado por Psycho está junto a mais tempo e isso pode fazer a diferença no palco presencial.

A NIP é quem chega com o favoritismo para essa final, é uma melhor de cinco, com torcida, um formato que todos os jogadores ali já tem experiência, o que não é o caso da Liquid, que passou por mudanças no 3º turno do Brasileirão. Ask e Resetz nunca jogaram um presencial com torcida e ainda é uma incógnita como a line-up e os estreantes vão lidar com essa pressão”, avalia Ique.

Para o analista, se Ask e Resetz estrearem bem no presencial, não vai ser uma surpresa. O analista ainda destaca que o fator torcida pode trazer um gás a mais ao time da Liquid: “Muito provavelmente a torcida da Cavalaria será maioria na Max Arena, isso pode fazer a diferença e acabar puxando as chances para eles”, destacou.

Os novatos Ask e Resetz ao lado dos veteranos Silence e Rafa (Foto: Divulgação/Liquid)

Escolha de mapas será muito importante na decisão

O competitivo de Rainbow Six roda em torno de sete mais, sendo que, em uma MD5, dois são banidos. Concluindo a análise, Ique afirma que “a solidez do map pool de Liquid e NIP será fortemente testada”. Segundo o analista, “quem trouxer um map pool mais consistente terá uma bela vantagem na grande final”.

Oregon e Clubhouse são dois mapas para ficar de olho. No Oregon, o retrospectivo é positivo para a Cavalaria, que tem 14 vitórias (duas sobre a NIP) e cinco derrotas. O desempenho dos Ninjas no mesmo mapa é de duas vitórias e oito derrotas. A vantagem em Clubhouse é dos campeões mundiais, também com 14 vitórias e cinco derrotas, contra oito vitórias e seis derrotas da Liquid, que perdeu três vezes contra a NIP nesse mapa.

Particularmente, estou torcendo para que tenhamos uma MD5 completa, tudo para aproveitarmos o máximo desse grande evento presencial que já estávamos esperando acontecer há tanto tempo”, finaliza Ique.

A grande final do BR6 2021 será disputada neste sábado, na Max Arena, em São Paulo. Acompanhe todas as emoções ao vivo, a partir das 13h (horário de Brasília), nos canais do Rainbow Six Esports Brasil no YouTube e na Twitch, onde estarão rolando Drops durante os jogos.