Verde e amarelo, o Six Invitational 2021 terminou neste domingo com o Ninjas in Pyjamas sagrando-se campeão mundial após vencer a Team Liquid por 3-2 numa final histórica. Além do título, confirma-se o que já era pauta há muito tempo: o Brasil é o país do Rainbow Six e nossa região é gigante no jogo da Ubisoft.

O número de representantes brasileiros em relação às demais regiões nesta edição do Invitational foi absurdo: foram seis equipes, sendo elas: NIP, Team Liquid, FaZe Clan, MIBR, Team oNe e FURIA.

Desde os mais experientes, até os estreantes no campeonato, o nível apresentado não decepcionou, e todos os seis times garantiram vaga na próxima fase. Inexperientes, faltou malícia para oNe e FURIA, que caíram mais cedo, porém com muita garra, batendo de frente com algumas das maiores equipes do mundo. 

FaZe Clan e MIBR foram as últimas a cair. De um lado, os atuais campeões brasileiros, que mudaram de organização e adicionaram o Astro no elenco; as mudanças recentes podem ter sido um dos fatores da queda, uma vez que enfrentaram uma Team Liquid que está a mais tempo encaixada como equipe. Do outro lado, faltou experiência para o MIBR, que ficou longe de decepcionar no 3º lugar. Reduct falou ao The Enemy sobre ter acabado o gás na reta final do campeonato, e faz todo o sentido. O MIBR, com o elenco ex-console, que encanta desde que ganhou o cenário defendendo a Team oNe, foi um dos maiores time da competição, e desde o início derrotou gigantes; não é atoa que caiu somente para os dois finalistas na fase final da competição. 

c4meraman, jogador da FaZe Clan

Imagem: Ubisoft

Mas o que falar do campeão e vice? NIP dispensa comentários: depois de amargar o vice-campeonato no Six Invitational do ano passado, se provou merecedora do título. Ignorando as críticas em cima dos discursos recorrentes que diziam “estamos guardando tática”, chegou bem em Paris e tropeçou o suficiente na fase de grupos, uma vez que conseguiu encaixar seu estilo de jogo nos Playoffs e dominou do início ao fim na chave dos vencedores; é um título que consagra o elenco formado por Psycho, JULIO, muzi, pino, Kamikaze, BOB e o recém-chegado técnico Mity. Independente de não ter levado o troféu, a Cavalaria sai gigante com o segundo lugar e escreveu uma das trajetórias de superação mais bonitas na história do Rainbow Six. 

Ignorando os problemas que martelaram a equipe desde o início de temporada no Brasil, passou por cima de Parabellum, Team Empire, FaZe Clan, TSM - resultado que garantiu a hegemonia brasileira no campeonato - e MIBR. O sonho se foi na mira dos Ninjas, mas Paluh, Nesk, SexyCake, muringa, psk1, Silence e toda a Cavalaria tem muito do que se orgulhar. 

Paluh, da Team Liquid, foi um dos melhores jogadores do Six Invitational 2021

Imagem: Ubisoft

A grande final

Com um mapa de vantagem por vir da chave vencedora, o NIP ampliou sua vantagem logo no início da série levando o Café Dostoiévski por 7-2. O pick era questionável, mas levando em consideração alguns resultados recentes da Liquid, foi um tiro certeiro. O jogo, bem como dita o ritmo do mapa, foi decidido na força do lado defensivo. O time de Psycho começou atacando, teve muita dificuldade para encaixar as entradas no início, mas se recuperou a tempo e venceu a primeira metade por 4-2. A Cavalaria foi muito punida por não ter aproveitado a vantagem da defesa e na virada de lado não conseguiu trabalhar seus ataques, sendo bastante punida pelo tempo. Na nona rodada, Psycho brilhou e trouxe o ponto decisivo que consagrou a vitória da sua equipe.

No segundo mapa, a devolução aconteceu na mesma moeda e a Liquid levou a melhor no 7-3. Faltou conhecimento de mapa e leque estratégico para os Ninjas no Chalé, que teve a TL começando muito bem na defesa. A Frost foi essencial e passou completamente despercebida nos olhos do NIP, que tropeçou várias rodadas no famigerado “tapetinho da maldade”. Na desvantagem do 4-2, o time de pino tentou inovar na defesa, e até pontuou no primeiro round após a virada de lado. No entanto, a leitura de jogo da Cavalaria estava em dia e eles não perderam o controle da partida, que terminou com lances pontuais de psk1, muringa e Nesk.

Clube foi até a prorrogação e terminou no 8-6 a favor da Liquid, que sobreviveu e arrastou a série para o último mapa. A Cavalaria começou na defesa, e conseguiu aproveitar a força do lado defensivo no mapa, saindo à frente no 4-2. A mesma coisa aconteceu com o NIP após a mudança dos lados, e o empate rapidamente se fez presente. Apática, a Liquid tropeçou várias vezes no ataque e viu os adversários ficarem a um passo do título no 6-5. Os papéis então foram invertidos e, no limite, a TL correu atrás do prejuízo, levando o confronto para o OT. No overtime, um baile da Liquid, que venceu o ataque e fez o dever de casa na defesa.

No cansaço da Liquid, o talento individual dos Ninjas bailou no último mapa do campeonato! Com Kamikaze, muzi e pino se sobressaindo em situação de 1x1, a primeira metade começou e terminou inteiramente favorável para o NIP, que abriu 6-0 no placar. A Liquid ainda conseguiu colocar o desativador no chão em algumas rodadas, mas o trabalho de afterplant, sempre na desvantagem numérica, era muito difícil de ser executado. Com seis match points, a NiP tentou acalmar a partida e jogar no nervosismo da adversária, e forçou a Liquid a gastar toda a reserva de seu tanque para tentar ter uma chance, mas durou apenas dois round e a Cavalaria finalmente parou, e os Ninjas atacaram com força para fechar a série em 7-2! A MARRETA É DOS NINJAS IN PYJAMAS! O BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL DE RAINBOW SIX!

Brasil, o país do Rainbow Six

Imagem: Ubisoft

A marreta volta para o Brasil! O famoso troféu de campeão mundial escapou das mãos da Ninjas in Pyjamas em 2020, quando abriram 2-0 na final contra a Spacestation e tomaram a virada, mas no final não só os Ninjas conseguiram seu tão sonhado título como provaram, com seus conterrâneos, a hegemonia do Brasil. Este Six Invitational 2021 foi maior do que um título, foi uma conquista de todos os jogadores, comissões, equipes de transmissões, Ubisoft Brasil e da comunidade.

O Brasil, enfim, é o país do Rainbow Six.