Uma das principais apostas da Microsoft para a nova geração consoles, a retrocompatibilidade do Xbox Series X e Xbox Series S com jogos lançados para Xbox antigos foi detalhada pela empresa nesta terça-feira (13) através de um novo post no Xbox Wire.

Segundo a companhia, jogos retrocompatíveis rodam nativamente no Xbox Series X/S, e tiram proveito da potência da CPU, GPU e SSD dos novos consoles – sem modo de boost ou downclocking.

Na prática, a promessa é que todos os títulos terão desempenho significativamente maior do que em sua plataforma de lançamento original, com taxas de quadros mais altas e estáveis, renderização em sua resolução e qualidade visual máximas e reduções significativas nos tempos de carregamento.

Além das melhorias gerais, a equipe de retrocompatibilidade da Microsoft trabalhou em novos métodos específicos para alguns títulos selecionados  que devem, por exemplo, dobrar efetivamente a taxa de quadros destes jogos quando reproduzidos nos dispositivos de nova geração.

"Embora não seja aplicável a todos devido à física original ou animações, essas novas técnicas podem levar a engine do jogo a renderizar mais rapidamente para criar uma experiência suave, bem além do que o título original poderia oferecer devido às capacidades do hardware", escreve Peggy Lo, líder do programa de compatibilidade do Xbox.

Um dos exemplos da nova função é Fallout 4, que foi demonstrado em um vídeo rodando em 60 fps no Xbox Series S contra o original de 30 fps. Veja:

Para ganhos de resolução, a empresa deve também aplicar o chamado método Heutchy para escalar jogos de Xbox One, Xbox 360 e até do Xbox original para 4K no Series X ou 1440p no Series S.

Os dois novos dispositivos também implementam o chamada Auto HDR, recurso adiciona automaticamente melhorias de alta faixa dinâmica a jogos que trazem apenas a faixa dinâmica padrão (SDR). Isso deve trazer uma sensação extra de riqueza e profundidade à imagem, sem gerar novos custos de desempenho.

"O HDR automático é implementado pelo sistema para que os desenvolvedores não precisem fazer nenhum trabalho adicional para aproveitar as vantagens do recurso", explicou Lo.

"Além disso, como o Auto HDR é ativado pelo hardware do console, não há absolutamente nenhum custo de desempenho para a CPU, GPU ou memória e não há latência adicional adicionada, garantindo que você receba a melhor experiência de jogo". Veja abaixo:

Divulgação/Microsoft

O Xbox Series X e Xbox Series S chegam em 10 de novembro aos primeiros mercados. Os consoles também tem lançamento previsto para novembro no Brasil, mas sem data confirmada.