Os consoles de nova geração Xbox Series X e Xbox Series S chegam ao Brasil oficialmente em novembro, revelou a Microsoft na noite desta segunda-feira (21).

Versão mais poderosa da dupla, o Xbox Series X terá o preço sugerido de R$ 4.999 no país. Menor, mas menos potente e sem drive de disco, o Xbox Series S terá preço sugerido de R$ 2.999.

Apesar da confirmação de que os consoles chegam ao Brasil em novembro, a Microsoft não deu uma data oficial de lançamento para os dois dispositivos no país. No exterior, os dois Xbox serão lançados em 10 de novembro.

O Brasil também não está na lista de países que farão parte da pré-venda global dos consoles, prevista para esta terça-feira, dia 22 de setembro.

Os jogos passaram a desempenhar um papel importante em nossas vidas. Além de incentivar a imaginação, eles nos conectam a novos mundos, histórias e, claro, aos amigos”, afirma Bruno Motta, gerente de Xbox para o Brasil. “É por isso que trazemos a todos a melhor experiência e compatibilidade entre várias gerações de consoles com o Xbox Series X|S”.

A Microsoft afirma que divulgará mais informações sobre o lançamento dos dispositivos no mercado nacional no "em breve".

Xbox Series X e Xbox Series S 

Divulgação/Microsoft

Assim como a Sony, a Microsoft desembarca na nova geração com dois novos consoles: o Xbox Series X e o Xbox Series S.

Diferente do PlayStation 5 e PlayStation 5 Digital, no entanto, as diferenças entre os consoles vão além da presença ou ausência de um drive de disco – e se estende às configurações de cada um dos dois dispositivos.

O Xbox Series X é o peso pesado da geração, prometendo uma experiência em 4K nativo a 60 fps, enquanto Series S foca na resolução 1440p a 60 fps.

Em comum, ambos tem uma CPU de oito núcleos, ainda que a do Series X traga 3,8 GHz de frequência e a do Series S, 3.6 GHz. No fronte de RAM e armazenamento interno, também há uma diferença: 1TB e 16 GB no Series X, contra 512GB e 10 GB no irmão menor. Você pode conferir as especificações completas abaixo.

As diferenças, é claro, não se resumem aos componentes internos: o Xbox Series S é não só 60% menor que o Series X, mas também o "menor Xbox da história". O dispositivo também favorece o posicionamento horizontal e tem um visual branco e preto, com um amplo círculo frontal que ajuda na circulação de ar.

O Series X, por sua vez, aposta no visual de um monolito preto, e deve ser acomodado na posição vertical – pelo menos é o que a Microsoft sugere com um "pezinho" na parte inferior do console. Por conta do leitor de disco, vale ressaltar também que o Series X tem capacidade de um Blu-ray 4K UHD.

Quais são as especificações do Xbox Series X e Xbox Series S?

Nós já demos uma passada nas diferenças de hardware entre ambos os consoles, mas vamos agora entrar na minúcia. Confira abaixo as especificações completas do Xbox Series X e Xbox Series S. Começando pelo Series X:

  • Processador: AMD Zen 2 8 nucleos a 3.8 Ghz (3.6 GHz com SMT ativado)
  • Placa gráfica: 12.15 TFLOPs, 52 CUs (unidades de computação) em 1.825 GHz
  • Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
  • RAM: 16 GB DDR6
  • Armazenamento: 1 GB SSD SSD NVMe PCIe de 4ª geração (velocidades de 2.4 GB/s sem compressão e 4.8 GB/s com compressão)
  • Armazenamento expansível: 1 TB

E o Xbox Series S:

  • Processador: AMD Zen 2 8 nucleos a 3.6 GHz (3.4 GHz com SMT ativado)
  • Placa gráfica: 4 TFLOPS, 20 CUs (unidades de computação) em 1.565 GHz
  • Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
  • RAM: 10GB GDDR6
  • Armazenamento: 512GB SSD NVMe PCIe de 4ª geração (velocidades de 2.4 GB/s sem compressão e 4.8 GB/s com compressão)
  • Armazenamento expansível: 1 TB

Vale lembrar: apesar de mirar no 4K (2160p) a 60 fps, o Xbox Series X promete entregar até 8K e até 120 fps; enquanto o Series S também promete até 120 fps, apesar de focar nos 1440p a 60 fps. Por conta do armazenamento menor, o Series S também poderá ter jogos até 30% menores para mitigar o impacto na memória do console sem disco.

Quais são as novidades do Xbox Series X e Xbox Series S?

Como esperado, a nova geração de consoles Xbox promete trazer uma enxurrada de novas tecnologias para melhorar a experiência dos jogadores, baseadas na arquitetura Xbox Velocity.

No centro disso está o SSD, que foi projetado para "desempenho consistente e sustentável" e que promete virtualmente eliminar as telas de carregamento de jogos. O console também embarca um novo algoritmo proprietário de compactação que economiza espaço sem comprometer a qualidade de texturas dos jogos.

O Xbox Series X e Series S também prometem uma alternância mais rápida entre múltiplos jogos, assim como a capacidade de manter mais de um título em "suspensão" ao mesmo tempo – permitindo que o jogador troque de jogo sem perder o progresso do anterior de forma ágil.

Os consoles da Microsoft também apostam no ray tracing acelerado por hardware para criar iluminações mais realistas em jogos, e têm suporte à tecnologia de áudio Dolby Atmos para maior imersão sonora.

Diferente do DualSense, novo controle do PlayStation 5, o controle do Xbox Series X e Series S não deve ser uma evolução tão significativa, mas terá novos botões e um design que traz elementos do Elite, versão especial e melhorada do controle do Xbox One.

Há uma vantagem aí, no entanto: segundo a fabricante do Xbox, os jogos criados para os modelos de nova geração terão compatibilidade com os controles do Xbox One – assim como com o Adaptive Controller. Aliás, falando em retrocompatibilidade...

Retrocompatibilidade no Xbox Series X e Xbox Series S

Não é nenhum segredo que a Microsoft saltou na frente da concorrência na atual geração quando o assunto é retrocompatibilidade – e, ao que tudo indica, isso não será diferente na próxima geração.

No centro dessa estratégia está o sistema apelidado de Smart Delivery, que permitirá que os jogadores comprem apenas uma versão de determinados jogos e, ainda assim, consigam jogá-los tanto no Xbox Series X/Series S quanto no Xbox One.

Entre os jogos confirmados para o sistema estão Halo Infinite, Cyberpunk 2077, Assassin's Creed Valhalla, Call of the Sea, Chorus, Destiny 2, DIRT 5, Metal: Hellslinger, Scarlet Nexus, Second Extinction, The Ascent, Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2, e Yakuza: Like a Dragon.

A Microsoft também exaltou como o poder de processamento do Xbox Series X afetará jogos retrocompatíveis, com direito a melhores tempos de início e carregamento, qualidade de imagem, maior resolução e taxa de quadros mais estável.

Quais jogos estarão disponíveis no lançamento?

Tido como o grande título de lançamento dos novos Xbox, Halo Infinite acabou sendo adiado para 2021, e será um desfalque grande para aqueles que querem um console novo já no dia de lançamento.

Há, no entanto, uma seleção extensa de jogos que estarão disponíveis para o Series X e Series S no lançamento. Um dos próximo grandes jogos da Ubisoft, Assassin's Creed Valhalla teve sua data de lançamento antecipada e chega no dia do lançamento dos novos Xbox. Destiny 2, Doom Eternal e DiRT 5 também estão entre os títulos de lançamento dos consoles. Isso, é claro, sem contar o catálogo de jogos retrocompatíveis e do Game Pass.

Mas e a data de lançamento?

Apesar de já terem preço e uma janela de lançamento no Brasil, o Xbox Series X e Xbox Series S seguem sem uma data específica para chegarem ao mercado nacional.

No exterior, ambos consoles chegam em 10 de novembro, e entram em pré-venda em 22 de setembro. A Microsoft não esclareceu o motivo do Brasil ainda não ter data de lançamento.

É possível com isso, que os dois consoles cheguem ao país mais próximos do lançamento do rival PlayStation 5 por aqui. Como já confirmado pela Sony, os seus consoles de nova geração desembarcam no Brasil em 17 de novembro.