O Xbox Series S deixou a versão mais parruda dos consoles da Microsoft para trás em números de vendas em alguns mercados importantes. Em muitos territórios, há praticamente um empate entre as duas máquinas, apesar de uma ser muito mais cara do que a outra. Naturalmente, isso tende a ter reflexos na maneira como jogos de Xbox vendem.

Conforme publicado no GameIndustryBiz, como o Xbox Series S é um dispositivo totalmente digital, as vendas de jogos não-físicos são muito maiores do que as de jogos físicos. Mais até do que no caso das duas versões do PS5, por algum motivo. De acordo com dados do GSD, 90% das vendas de Call of Duty: Vanguard no Xbox foram digitais.

Xbox Series X ao lado do Series S.

A reportagem indica ainda que, segundo dados da Ampere, as vendas somadas dos consoles Xbox Series bateram a marca de 6.7 milhões de unidades até setembro de 2021. Comparativamente, o PlayStation 5 vendeu 12.8 milhões de unidades no mesmo período.

Há analistas do mercado dizendo que a quantidade de consoles PS5 à venda entre julho e setembro aumentou consideravelmente em comparação com trimestres anteriores. Isso levou, por exemplo, o PS5 a superar o Nintendo Switch tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

Arte de 20 anos de Halo.

Entretanto, com o lançamento do Switch OLED, a expectativa é de que o console híbrido da Nintendo volte a liderar as vendas no Natal, já que é uma nova versão de um console que se provou extremamente popular em, praticamente, todos os territórios do mundo.

Saindo da nova geração e olhando para a anterior, as vendas do PS4 caíram muito mais rápido do que era esperado após o lançamento do PS5. Anteriormente, especialistas disseram que levaria ainda mais tempo para que o console perdesse força. Desta forma, é pouco provável que o PS4 tenha uma sobrevida tão longa quanto a do PS2.