A Microsoft deu mais detalhes nesta terça-feira (14) sobre a arquitetura Xbox Velocity, conjunto de tecnologias do Xbox Series X que é considerado a "alma" do console de próxima geração da empresa.

Segundo a companhia, a arquitetura é composta por quatro componentes  principais: uma memória NVMe SSD customizada, descompactação acelerada por hardware, uma nova API DirectStorage e Sampler Feedback Streaming (SFS).

No fronte de SSD, a NVMe SSD customizada de 1 TB do console promete entregar 40x mais operações de entrada e saída (I/O throughput) quando comparado ao Xbox One, em um total de 2,4 GB/s.

"O NVMe SSD personalizado no Xbox Series X foi projetado para desempenho consistente e sustável ao invés de desempenho máximo", escreveu Jason Ronald, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Xbox Series X, em um post no blog oficial do Xbox. "Os desenvolvedores têm um nível garantido de desempenho I/O em todos os momentos e podem projetar e otimizar de maneira confiável seus jogos, removendo as barreiras e restrições que eles precisam resolver hoje".

Na compactação de dados, o Xbox Series X emprega uma série de novas tecnologias e um novo algoritmo proprietário de compactação que promete economizar espaço sem comprometer a qualidade ou performance de texturas nos jogos.

"Assumindo uma taxa de compactação de 2:1, o Xbox Series X oferece 4,8 GB/s de desempenho I/O ao título, aproximadamente 100x o desempenho I/O em consoles da geração atual", aponta Ronald. "Para fornecer níveis semelhantes de desempenho de descompactação em software, seriam necessários mais de quatro núcleos de CPU Zen 2".

A empresa também se dedicou ao desenvolvimento de uma nova API DirectStorage que promete dar mais controle aos produtores de jogos nas operações I/O, minimizando latência e garantindo mais velocidade.

"Essas APIs de acesso direto garantem que os desenvolvedores possam tirar o máximo proveito do desempenho I/O bruto proporcionado pelo hardware, resultando na praticamente eliminação de tempos de carregamento e em sistemas de fast travel", escreveu o executivo.

Por fim, o post detalha a Sampler Feedback Streaming (SFS), inovação que utiliza a GPU do Xbox Series X para carregar aspectos gráficos de jogos de forma mais otimizada para o carregamento dos chamados "mipmaps".

"A arquitetura Xbox Velocity fornece um novo nível de desempenho e recursos muito além das especificações brutas do próprio hardware. A Xbox Velocity Architecture repensa fundamentalmente como um desenvolvedor pode tirar proveito do hardware fornecido pelo Xbox Series X", finaliza Ronald. "De técnicas de renderização totalmente novas à eliminação virtual de tempos de carregamento, a mundos vivos maiores e mais dinâmicos onde, como jogador, você pode escolha como deseja explorar, não podemos ficar mais animados com os primeiros resultados que já estamos vendo".