A divisão de jogos da Microsoft e a Bethesda doaram U$ 10 mil, cerca de R$ 50 mil na cotação atual , para o abrigo de animais dos Estados Unidos, Montgomery County Humane Society. O gesto foi uma homenagem das duas empresas à cadela River, que serviu de modelo para a criação do personagem Dogmeat, de Fallout 4, e morreu no final de junho. As informações são do PC Gamer.

Designer Sênior da Bethesda, Joel Burgess, contou por meio de uma publicação no Twitter qual foi o papel de River na produção do jogo. 

Burgess contou que o cachorro chegou a ir em várias reuniões durante o desenvolvimento de Fallout 4. O objetivo da equipe era criar um companheiro canino que fosse muito mais que uma arma, mas um amigo durante a jornada.

"River foi a incontáveis reuniões, mas não apenas para receber carinho, ser filmada e servir como referência — o principal trabalho dela era estar com a equipe. Quanto mais tempo eles passavam com ela, mais enxergavam Dogmeat como um personagem. Um amigo", escreveu Burgess. "River era mais do que uma inspiração ou um mascote — ela era parte do time", contou.

"Dogmeat é uma amarra. Ele prende o jogador ao mundo, sempre estará ao seu lado, o levará até a sua família e antecipará o que você precisa. Ele quer que você esteja a salvo e feliz. Em outras palavras, ele ama você. E, se o legado de River é o amor, fico feliz. Descanse em paz, garota", completou o designer.

Dogmeat é um dos pontos altos de Fallout 4. Para mais informações sobre o jogo, confira o review do The Enemy.