Ao contrário do que indicaram rumores recentes, Xbox não planeja uma mudança fundamental de estratégia. Ainda assim, a Microsoft encara o mercado com outros olhos – como apontou Phil Spencer em podcast divulgado nesta quinta-feira (15). 

No bate-papo oficiall de Xbox, o CEO previu que exclusivos serão parte “cada vez menor” do mercado de games nos próximos 5 a 10 anos.

Imagem de Phil Spencer, CEO de Xbox
Xbox/YouTube

“Tenho uma crença fundamental de que, ao longo dos próximos cinco ou 10 anos, jogos exclusivos – aqueles restritos a um hardware específico – serão uma parte cada vez menor da indústria de games”, opinou Spencer. “E isso não é uma percepção tão reveladora”. 

“Se você olhar para os últimos 10 anos e perceber quais são os maiores jogos atualmente, é um movimento natural. [...] Estamos vendo grandes jogos sendo lançados em múltiplas plataformas, e queremos ser uma grande plataforma para criadores que estão tentando realizar seu potencial”, explicou o CEO. 

Elaborando o comentário de Spencer, o chefe do Xbox Game Studios Matt Booty mencionou Fornite e Roblox como exemplos de “jogos que são maiores do que qualquer plataforma”, os quais fizeram o mercado “repensar a exclusividade de jogos”. 

No podcast, Phil Spencer reitera que o foco nos “dispositivos em que as pessoas querem jogar” faz parte da estratégia de Xbox há anos, mas isso não afetará a estratégia com exclusivos como divulgado por rumores. 

“O motivador fundamental para qualquer decisão que fazemos é o bem-estar a longo prazo do Xbox”, afirmou Phil Spencer. “[Queremos garantir] que estamos mantendo uma plataforma em expansão, que está alcançando mais jogadores e de que os nossos jogos estão fazendo o máximo de sucesso possível.

LEIA MAIS

Também no podcast, Phil Spencer confirmou que quatro jogos de Xbox deixarão de ser exclusivos para chegar a PS5 e Nintendo Switch. Saiba todos os detalhes.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.