Com ciclos de desenvolvimento cada vez mais longos, o mercado de games é desafiado a manter sua oferta constantemente atrativa. Para a Xbox, agradar os assinantes do Game Pass é um dos grandes investimentos da marca, disse Phil Spencer ao The Enemy

Em entrevista durante a CCXP23, o CEO revelou que a Xbox investe mais de US$ 1 bilhão por ano no catálogo do Game Pass. O executivo também comentou os primeiros dias de trabalho com a Activision Blizzard e a presença no festival com a segunda FanFest local do ano. 

Imagem de Phil Spencer
Microsoft

Investimento em third-parties

O atraso no lançamento de carros-chefe do serviço, como Starfield e Redfall causaram intervalos notáveis na programação de Game Pass. A fim de evitar que o problema se repita, Spencer revela o investimento expressivo em títulos de terceiros – os chamados “third parties”. 

Logo do Game Pass
Microsoft

“Para manter o Game Pass atrativo, temos que investir em muitos jogos”, disse o CEO. “Ao mesmo tempo que nosso número de estúdios aumentou drasticamente nos últimos anos, investimos muito dinheiro em parceiros – mais de um bilhão de dólares por ano – para trazer jogos para o Game Pass”. 

Spencer considera que o investimento não apenas ajuda desenvolvedores de todo o globo, pois “garante mais financiamento para seus jogos”, como garante a entrada “constante” de jogos no portifólio. O intuito, de acordo com o CEO, é aumentar o número de jogos, gêneros e estúdios disponíveis no serviço. 

Imagem de Persona 5 Tactica
Atlus/SEGA

“Garantir que o catálogo continue atrativo envolve investir em mais jogos third-party para garantir um bom fluxo de jogos mesmo diante do cronograma [first-party], deslizes e esse tipo de coisa. Mas nossa line-up first-party cresceu drasticamente para apoiar o Game Pass também”, reiterou Spencer. 

O trabalho até então com a Activision

Imagem de Call of Duty Modern Warfare 3
Activision Blizzard/Microsoft

Um reforço importante para o serviço de assinatura, sem dúvidas, é a lista de jogos da Activision Blizzard. Desde a conclusão da compra da Activision Blizzard no último mês de outubro, os fãs permanecem ansiosos para a chegada de Call of Duty, Guitar Hero e outros no Game Pass. 

Perguntado sobre o que é possível esperar nos próximos meses, Spencer comenta apenas que está “animado com o progresso” feito com os times da Activision até o momento. 

Phil Spencer na BlizzCon 2023
Activision Blizzard/Microsoft

“A primeira coisa que fizemos quando o negócio foi oficializado foi encontrar os times”, contou o CEO. “Alguns dos times conhecemos há bastante tempo, mas também há aqueles como o de King que não conhecíamos”. 

Até o momento, a marca priorizou ouvir os novos funcionários para entender suas vontades e necessidades. “Depois [da King] fomos para a Blizzard, que já conhecíamos um pouco melhor, mas ainda foi diferente porque agora somos um único time. E não assumimos que sabemos todas as respostas de como ajudá-los, ouvimos o que os times querem fazer e perguntamos como podemos ajudar”.

Imagem de Xbox na CCXP23
Microsoft

“As pessoas pensam que se trata apenas de negócios mas, quando você conhece os times, eles são formados por criadores apaixonados que querem fazer coisas incríveis. (... ) Os times devem ser aqueles que dão o seu ponto de vista, e esse tem sido o nosso trabalho com Activision, Call of Duty, Blizzard e King. E estou animado com o progresso que já fizemos e com o futuro”, finalizou Spencer. 

Xbox na CCXP

Imagem de Phil Spencer
Microsoft

Estampado no estande de Xbox, o logo da Activision Blizzard lembra o futuro promissor na CCXP23 – o primeiro evento em que a recém-adquirida aparece junto de Xbox em um evento, comenta Phil Spencer. 

Com a segunda FanFest do ano, a marca aposta na presença em peso no evento, introduzindo painel próprio de anúncios e novidades sobre as adaptações de Halo e Fallout. 

“É sobre garantir que estamos aqui como marca e pessoas que trabalham em Xbox”, explicou o CEO. “É um bom momento do ano também – passamos pela Gamescom, Tokyo Games Show e não há muitas acontecendo agora, então é um bom momento do ano para nós virmos”.

Além da vontade de estar próximo dos jogadores brasileiros e ouví-los, Spencer explica que a presença ativa no país acompanha a demanda local. 

“O Brasil é um mercado importante para nós – e não apenas para os nossos consoles, mas também estamos vendo um crescimento incrível no PC e Cloud aqui. O PC Game Pass cresceu quatro vezes ao longo dos últimos anos no Brasil. Este é o mercado número um no mundo em que as pessoas usam o aplicativo do Game Pass em televisões Samsung”, comenta o executivo.

“É um mercado em que vemos muito da nossa proposta, que é colocar o consumidor no centro e garantir que Xbox possa funcionar em qualquer tela. O Brasil é um bom exemplo disso”, finalizou. 

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A CCXP acontece entre 30 de novembro e 3 de dezembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Saiba todos os detalhes da participação de Xbox no festival.


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