O Xbox Series X está previsto para chegar ao mercado no final de 2020, e apesar de não estar tão resguardada quanto a Sony sobre o assunto, a Microsoft ainda tem alguns mistérios em relação ao seu novo console.

Em termos de jogos, sabemos que a 343 Industries trabalha para que o novo Xbox seja lançado com o novo título da franquia que é carro-chefe da empresa, Halo Infinite, e a Ninja Theory já revelou que Senua's Saga: Hellblade 2 está no horizonte, assim como Project: Mara.

Ainda há, porém, mistério em relação aos outros estúdios da Microsoft, especialmente os que foram adquiridos pela companhia nos últimos anos, que devem ser anunciados propriamente para o Xbox Series X e PC - e, ao menos no futuro próximo, o Xbox One - em breve.

Confira abaixo as especulações do The Enemy sobre o que o Xbox Game Studios planeja com suas equipes

 

The Coalition (Gears)

gears-5

Com o lançamento de Gears Tactics em abril, é provável que todas as atenções da The Coalition esteja voltadas para a produção de Gears 6, especialmente considerando os eventos bombásticos de seu predecessor.

A maior incógnita, porém, fica com a saída de Rod Fergusson, antigo chefe do estúdio e um dos principais idealizadores da franquia original, que migrou para a Blizzard para cuidar da série Diablo.

Considerando o sucesso de crítica de Gears 5, especialmente em termos de sua campanha e narrativa, a nova liderança do estúdio tem um grande desafio pela frente.

Xbox Game Studios/Divulgação

Mojang (Minecraft)

minecraft-dungeons

Considerando a importância de Minecraft não só para a Microsoft como para a indústria de games em si, é provável que a prioridade central da Mojang continue a ser expandir e atualizar seu principal game.

O estúdio já disse que não tem planos de criar um "Minecraft 2", mas ela já está levando a franquia para direções diferentes, como o Story Mode da Telltale Games e, em breve, Minecraft Dungeons.

A maior questão envolvendo a Mojang é se há planos para jogos além de Minecraft, e se ao contrário de sua maior franquia eles não fossem disponibilizados em plataformas da Nintendo e (principalmente) Sony.

Xbox Game Studios/Divulgação

Rare

everwild

Parte da Microsoft desde 2002, a Rare passou por muitas reformulações e focos diferentes nestas quase duas décadas, mais recentemente se dedicando principalmente a Sea of Thieves - que chegou a 10 milhões de jogadores em 2020 e agora ganhará uma versão para Steam.

Além disso, seu mais novo projeto, Everwild, foi oficialmente anunciado durante a X019, e considerando que o chefe do estúdio, Craig Duncan, disse que o game ainda estava em início de desenvolvimento, é muito provável que só o vejamos com mais destaque durante ou após o lançamento do Xbox Series X.

De qualquer forma, a Rare sempre teve uma reputação de guardar segredos, então vale ficar de olho no que o estúdio planeja para os próximos anos.

Xbox Game Studios/Divulgação

The Initiative

the-initiative

Fundado em 2018, The Initiative é o novo grande super estúdio de Xbox, composto por veteranos de algumas das maiores desenvolvedoras da indústria, incluindo Rockstar Games, BioWare, Respawn e Naughty Dog.

Chefiado por Darrell Gallagher, antigo cabeça da Crytal Dynamics (de Tomb Raider e Marvel's Avengers), o estúdio localizado em Santa Monica pretende criar jogos de grande produção e com a presença de figuras de outras grandes mídias, como cinema, TV e música.

Por enquanto, ainda não se sabe qual será o projeto inicial do estúdio, mas um ex-funcionário citou em seu LinkedIn que o novo jogo da Initiative terá o uso de gadgets e ferramentas de espionagem por câmeras.

Se isto quer dizer uma franquia nova, ou até a volta de uma série no acervo da Microsoft (o Windows Central chegou até a citar Perfect Dark como possibilidade), deveremos saber em breve.

Xbox Game Studios/Divulgação

Turn 10 Studios (Forza Motorsport)

forza-motorsport-7

2019 foi a primeira vez em 8 anos que um jogo da franquia Forza - levando em conta tanto Motorsport quanto Horizon - não foi lançado para um console Xbox

(Forza Street chegou a sair para PC, mas ele é um caso curioso considerando que ele não começou como um game da série)

De acordo com Dan Greenawalt, diretor criativo da série, isso se deve ao suporte contínuo que Forza 7 recebeu, ganhando atualizações constantes mesmo dois anos depois de seu lançamento.

Por enquanto não há nada de oficial sobre um lançamento de Forza 8 em 2020, mas considerando que Forza 5 foi lançado junto com o Xbox One, faria sentido que a Microsoft tivesse sua principal franquia de corrida como um dos grandes representantes do lançamento do Series X.

Xbox Game Studios/Divulgação

Playground Games (Forza Horizon)

forza-horizon

Conhecida principalmente por seus trabalhos com Forza Horizon (a vertente mais "arcade" da franquia), a Playground Games foi adquirida oficialmente em 2018 pela Microsoft, e está envolvida em alguns rumores bem interessantes até antes disso.

Uma reportagem da Eurogamer do início daquele ano indicava que o estúdio estava trabalhando na ressurreição de outra franquia importante da Microsoft: Fable.

Na E3 2018, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, chegou a dizer que a Playground Games trabalhava em um novo jogo com elementos de mundo aberto, mas não foi muito além disso.

Desde então, o projeto só foi fonte de mais rumores e especulação, incluindo a contratação de desenvolvedores veteranos de franquias como Mass Effect e Batman Arkham, mas na última E3 a companhia deu a entender que mais informações sobre um novo game da série seria revelado em 2020.

Sendo assim, é provável que vejamos se os rumores eram reais ou não em breve.

Xbox Game Studios/Divulgação

Obsidian Entertainment (The Outer Worlds)

the-outer-worlds

Um estúdio famoso por seus jogos de RPG para PC e consoles como Fallout: New Vegas, a Obsidian ganhou destaque no ano passado com o lançamento do aclamado The Outer Worlds, que chegou a concorrer a Jogo do Ano no The Game Awards 2019.

Atualmente, eles trabalham no jogo de sobrevivência Grounded, em que humanos que foram reduzidos ao tamanho de formigas devem sobreviver em um quintal inóspito ao melhor estilo Querida, Encolhi as Crianças.

Outros projetos do estúdio ainda são um segredo, mas uma curiosidade interessante é que, mesmo antes de sua aquisição pela Microsoft, a Obsidian planejava desenvolver um RPG para o lançamento do Xbox One, intitulado Stormlands.

O projeto acabou cancelado, mas quem sabe com o interesse não seja renovado com a inclusão do estúdio na companhia?

Obsidian Entertainment/Divulgação

inXile Entertainment (Wasteland)

wasteland-3

Chefiada por Brian Fargo, um dos cofundadores do icônico estúdio Interplay e desenvolvedor de Wasteland e Bard's Tale, a inXile Entertainment foi adquirida pela Microsoft na mesma época em que a Obsidian, e tal qual este estúdio também é dedicado principalmente ao desenvolvimento de RPGs, como Wasteland 2 e Torment: Tides of Numenera.

Seu próximo game é Wasteland 3, que está previsto para agosto de 2020 para múltiplas plataformas. Depois disso, seus próximos projetos ainda são uma incógnita, mas é certamente possível que uma versão em maior escala de Bard's Tale, ou talvez um novo Torment, estejam em produção tanto no PC quanto nos consoles Xbox.

inXile Entertainment/Divulgação

Compulsion Games (We Happy Few)

we-happy-few

Uma das aquisições de 2018 da Microsoft, a Compulsion Games é responsável pelos jogos Contrast, de 2013, e We Happy Few.

Por enquanto, o estúdio não revelou seus planos para o futuro, mas o estúdio está contratando vários novos funcionários, com vagas diversas vagas abertas em sua página na rede LinkedIn.

Compulsion Games/Divulgação

Undead Labs (State of Decay)

state-of-decay-2

O estúdio Undead Labs foi adquirido pela Microsoft em 2018, ano em que seu último jogo, State of Decay 2, foi lançado oficialmente.

Por enquanto, não há nada de oficial sobre qualquer novo projeto para os desenvolvedores, mas durante a E3 2018 o chefe do então Microsoft Studios, Matt Booty, disse em entrevista que gostaria de ajudar o Undead Labs a fazer um State of Decay 3, com direito a uma persistência online tal qual MMOs.

De qualquer forma, é difícil saber quando alguma notícia do próximo projeto será divulgada.

Xbox Game Studios/Divulgação

Double Fine Productions (Psychonauts)

psychonauts-2

Aquisição mais recente do Xbox Game Studios, a Double Fine é conhecida por seus jogos variados e curiosos, desde Brütal Legend e Psychonauts até o adventure fenômeno do Kickstarter, Broken Age, e as remasterizações de clássicos como Full Throttle, Grim Fandango e Day of the Tentacle.

Seu próximo jogo é Psychonauts 2, outro projeto de financiamento público que será multiplataforma. Depois disso, não se sabe o que os desenvolvedores do estúdio tem em mente, mas seu fundador, Tim Schafer, elogiou o sistema do Xbox Game Pass em entrevista com o Gamasutra, indicando que o serviço pode ser ideal para o desenvolvimento de jogos mais diferentes e experimentais do que projetos de estúdios de grande porte.

Double Fine Productions