Sejamos honestos, a Sony não tem sido completamente aberta sobre o PlayStation 5. Todos os detalhes sobre seu próximo console estão sendo divulgados a conta-gotas, e até o momento apenas o seu logotipo, configurações técnicas, e o visual de seu controle foram completamente revelados.

Inclusive, o console ainda não tem nenhum game anunciado pela própria Sony. Já sabemos que títulos como Godfall, Outriders e Observer estarão disponíveis para PlayStation 5, mas ainda não tivemos novidades oficiais sobre os jogos exclusivos, feitos pelos próprios estúdios da Sony.

Por isso, o The Enemy tenta especular quais serão os próximos projetos de cada um dos membros do PlayStation Worldwide Studios - alguns bem óbvios, e outros nem tanto assim. Confira:

Santa Monica Studio

O estúdio que se consagrou com a franquia God of War, muito provavelmente está… trabalhando em mais um God of War. O game de 2018 deixa bastante abertura para uma sequência, e considerando seu enorme sucesso, é improvável que a desenvolvedora siga outro caminho.

Guerrilla Games

A última grande novidade da Guerrilla Games não estava tão relacionada ao PlayStation; na verdade, a desenvolvedora anunciou que Horizon Zero Dawn seria disponibilizado para PC, deixando de ser um título exclusivo da Sony.

Para o futuro, tudo aponta que uma sequência de Horizon seja um dos títulos de lançamento do PlayStation 5: uma dubladora já afirmou que há um próximo game em desenvolvimento, e a Guerrilla já fez referência a série em listagens de emprego.

Além disso, a contratação de desenvolvedores de Rainbow Six Siege e outras listagens de emprego também apontam para a Guerrilla trabalhando em um projeto com foco em Multiplayer.

Naughty Dog

Com o lançamento de The Last of Us: Part II adiado indefinidamente, mas ainda no horizonte, é quase certo que o game será disponibilizado para PlayStation 4 e PlayStation 5. O primeiro game da série, inclusive, também foi lançado para duas gerações de consoles.

Posteriormente, não seria nenhuma surpresa se a Naughty Dog revivesse Uncharted. Por mais que a história de Nathan Drake, aparentemente, tenha acabado, o nome da franquia ainda é muito forte.

Vale lembrar, também, que o filme sobre o game parece finalmente ter entrado nos trilhos, e ter um novo título da série para “combinar” com o lançamento do longa-metragem parece uma boa oportunidade de marketing.

Insomniac

Responsável por Marvel’s Spider-Man, a Insomniac foi comprada pela Sony em agosto de 2019 e provavelmente já trabalha em um game para PlayStation 5. O palpite mais fácil parece ser o de uma sequência para o jogo do Homem Aranha, mas Colin Moriarty, um antigo diretor do IGN aponta que o próximo game do estúdio pode ser um novo Ratchet & Clank.

O último jogo da franquia foi lançado em 2016, trazendo uma nova visão sobre o game original de 2002. Depois do suposto Ratchet & Clank, Moriarty afirma que Insomniac deve trabalhar no próximo Spider-Man.

Media Molecule

Para uma desenvolvedora que sempre focou em games de criação, Dreams provavelmente é sua obra-prima. O jogo fornece inúmeras ferramentas para que os jogadores possam desenhar seu próprio game, e sua versatilidade já foi comprovada paulatinamente pela comunidade.

Com um port para PC previsto, mas ainda sem data, é difícil enxergar a Media Molecule se dedicando a outro projeto por um bom tempo. Dreams deve ter uma longa vida útil, recebendo atualizações e novos conteúdos com alguma frequência.

Bend

Provavelmente a mais misteriosa entre as desenvolvedoras da Sony, a Bend entregou Days Gone em 2019 e permanece em silêncio desde então. Algumas publicações no LinkedIn apontam para um novo projeto já em desenvolvimento, mas sem qualquer tipo de rumor ao seu redor.

Além de Days Gone, a empresa também detém os direitos sobre Syphon Filter, franquia bastante querida por um público considerável, e que não recebe atualizações desde 2007.

Sucker Punch

Tal qual a Naughty Dog, é bem provável que a Sucker Punch gaste algum tempo levando Ghost of Tsushima para a próxima geração.

Além disso, o histórico da desenvolvedora pode apontar para seus planos iniciais no PlayStation 5: Infamous Second Son e First Light, ambos de 2014, preencheram com alguma eficiência o começo de vida do PS4, e apostar em no retorno da franquia para a próxima geração não parece algo tão distante assim.

 

Polyphony

Observando o histórico de jogos produzidos pela Polyphony, não é muito difícil acertar qual será seu próximo projeto: desde 1999, a empresa desenvolveu 12 títulos, e somente dois deles não faziam parte da série Gran Turismo.

Portanto, é praticamente certo que a desenvolvedora fará um novo game da série de corrida para o PlayStation 5, sem muitas grandes especulações por aqui.

Japan Studio

Não custa sonhar, não é mesmo? Bloodborne foi lançado em 2015 para PlayStation 4 e até hoje é considerado como um dos grandes nomes do console. Feito em parceria entre a FromSoftware e o Japan Studio, o game chegou a aparecer em um easter egg de Déraciné, mas nunca teve uma sequência confirmada.