Phil Spencer, chefe da Xbox, afirmou recentemente que o desenvolvimento de um concorrente do Xbox Game Pass por parte da Sony é algo "inevitável", embora não existam planos oficiais anunciados pela empresa japonesa. Por enquanto, existe apenas a PS Now, que, segundo rumores, pode ser substituída por algo maior.

Em entrevista ao IGN, Spencer disse que essa era a "resposta certa" em termos de como fazer com que jogos alcancem, de fato, os jogadores. Caso boatos a respeito do serviço da Sony sejam reais, tanto a PS Now quanto a PS Plus seriam substituídas por um serviço único que, além de jogos mensais gratuitos, daria acesso a títulos diversos.

Tela do Game Pass no PC.

"Acho que a resposta certa é permitir que seus clientes joguem os jogos que desejam onde querem jogá-los e dar a eles escolha sobre como construir a biblioteca", disse. "Então, quando ouço outras pessoas fazendo coisas como o Game Pass, ou lançamentos para PC, faz sentido para mim porque acho que é a resposta certa."

Rumores sobre o competidor do Game Pass a ser lançado pela PlayStation ganharam força em dezembro de 2021, graças a uma reportagem da Bloomberg. Na época, a expectativa era de que o novo serviço fosse lançado entre março e junho de 2022. Recentemente, uma patente da Sony foi registrada, indicando que a retrocompatibilidade pode estar mais próxima do que nunca, o que voltou a gerar questionamentos.

Phil Spencer em conferência da Xbox.

No último fim de semana, jogos de PlayStation 3 começaram a aparecer na loja do PS5 com preços, indicando que é possível que eles venham a ser vendidos em breve.

Caso essas informações estejam corretas, o novo serviço da PlayStation oferecerá três tipos de assinatura: a mais básica terá todos os benefícios que existem na PS Plus, a seguinte incluirá tanto jogos de PS4 quanto de PS5 e a mais cara incluiria títulos de PS1, PS2, PS3, PS4, PS5 e até mesmo PSP. Infelizmente, ainda não há como saber se será o caso.