A Microsoft confirmou oficialmente que deixou de fabricar seus consoles Xbox One em 2020 para focar exclusivamente na fabricação de Xbox Series em 2021.

Em uma entrevista ao site The Verge, Cindy Walker, Diretora Sênior de Marketing da Microsoft, confirmou que antes mesmo do lançamento dos novos consoles, a empresa encerrou a produção do Xbox One X e do Xbox One S Digital, mas que no final de 2020 encerrou também a produção do Xbox One S — o que havia sobrado.

Walker afirmou que o foco total nos consoles de nova geração foi o motivo dessa decisão e, curiosamente, essa informação chegou apenas um dia depois da Sony ter afirmado que irá produzir cerca de 1 milhão de PlayStation 4 em 2022, após terem também mencionado que iriam parar de fabricar o console em 2021.

A Sony estendeu a produção de unidades do PlayStation 4 porque os problemas para suprir a demanda do PlayStation 5 ainda existem por aí e, com os componentes tão difíceis de se conseguir, por causa da pandemia do COVID-19, não há uma previsão tão otimista para a normalização da produção.

A Microsoft parece conseguir atender a demanda pelo Xbox Series S, modelo de entrada dos consoles de última geração da empresa. Phil Spencer, chefe do Xbox, disse ao The Verge em 2020, logo após o lançamento dos novos consoles, que a empresa havia fabricado mais Xbox Series X do que o Series S, mas que, no final das contas, o preço mais baixo do Series S venceria.