Aproveitando uma promoção, no começo do ano meu namorado e eu compramos It Takes Two, o Jogo do Ano do The Game Awards 2021. A proposta era o casal poder aproveitar um tempo de qualidade junto, se divertindo com um jogo cooperativo, algo que pudesse ser relaxante. Mas não foi bem assim…

Sendo uma pessoa ansiosa e acelerada a vida toda, há alguns jogos, principalmente de plataforma, com os quais sempre tive dificuldade. Normalmente eu tentava várias vezes, não conseguia executar alguns movimentos direito, às vezes ainda na fase tutorial, e largava por falta de paciência. Mas foi apenas recentemente que descobri que a culpa disso sempre foi algo mais simples: o duplo clique errado.

Minigame de It Takes Two.
Hazelight Studios.

Na primeira meia hora de jogo, já percebemos que tínhamos uma grande diferença de habilidade e isso impactaria em toda a jornada. Eu poderia até culpar a sociedade por permitir que meninos cresçam jogando por muito mais horas que meninas ou mesmo os controles, pois, desde que compramos o Xbox Series S (meu primeiro console da Microsoft), eu mal tinha tocado nele e ainda não estava acostumada com a posição dos botões. Mas era mais do que isso. Eu sempre caía, mesmo em saltos que, olhando a parte dele da tela, pareciam muito simples.

Aos trancos e barrancos fomos avançando no jogo, sempre sendo preciso paciência por parte desse santo homem para esperar eu chegar no próximo ponto. E embora It Takes Two seja um game que nos ajuda a relembrar os comandos a serem apertados, sempre que um salto era um pouquinho mais distante não adiantava eu clicar mil vezes no pulo e tentar dar dash. Eu morria.

Explosões em It Takes Two.
Hazelight Studios.

Com o tempo, fomos identificando o problema e buscando resolvê-lo. Primeiro percebemos que minha ansiedade gerava desespero em momentos tensos; eu não respirava e saía apertando rápido e muitas vezes os botões. Para ilustrar a situação, imagine uma criança jogando Mortal Kombat sem saber o que está fazendo, mas apertando freneticamente todos os botões torcendo para acidentalmente dar um combo fatal. Por mais que eu apertasse os botões certos para o momento, parecia que não estava funcionando pelo desespero.

Tentei acalmar, respirar fundo e jogar apertando apenas o necessário. Se era um pulo duplo, eu só precisava apertar duas vezes. E fazendo isso, melhorei, mas ainda faltava algo.

Se você já assistiu a Modern Family, há grandes chances de já ter se deparado com o episódio 22 da sétima temporada, em que Many tenta ensinar Jay sobre como funciona o duplo clique no computador. O trecho segue logo abaixo, caso você não tenha visto:

O meu problema jogando era justamente o contrário do Jay. A vida inteira eu acreditei que para dar um pulo duplo eu devia dar duplo clique — ou seja, clicar duas vezes bem rápido para fazer o personagem pular mais alto. Mas isso está errado! Para alcançar todo o potencial de pulo, é necessário clicar duas vezes espaçadamente, assim como Jay. Dessa forma, o personagem consegue pegar toda a amplitude do primeiro pulo antes de dar mais um impulso.

Eu passei o restante das horas de jogo falando em voz alta ao clicar, igual ao Jay, toda vez que eu tinha que dar pulo duplo, para me ajudar a treinar o espaçamento dos cliques. Após muitos... Pulos, esquilos guerrilheiros, um macaco espacial, relógios quebrando e boladas de neve, nós conseguimos zerar It Takes Two. Agora é levar essa nova habilidade para os outros jogos.