No dia 13 de junho, a Microsoft realizará uma conferência reuninando Xbox e Bethesda em um único evento especial, que suponhamos que seja a E3 2021.

Ou talvez o Summer Game Fest.

De qualquer forma, a conferência de Xbox e Bethesda vai acontecer durante a E3 e o Summer Game Fest, por isso cada pode ter ao menos um pedaço dela para chamar de seu.

E a união dessas duas companhias pode trazer algumas novidades bem curiosas neste palco digital.

Para quem não se lembra, a Microsoft adquiriu a ZeniMax Media, empresa-mãe da Bethesda, pela bagatela de US$ 7,5 bilhões - e agora tem o controle de franquias como The Elder Scrolls (de Skyrim), Fallout, Doom, Quake, Wolfenstein, Dishonored e muito, muito mais.

Além disso, é claro, temos as produtoras do Xbox Game Studios. Muitas delas contam com títulos já anunciados, mas sem maiores detalhes; outras com projetos ainda não-anunciados; e outras ainda com games que tiveram que ser oficialmente adiados.

O principal jogo desta divisão no momento se encaixa nesta última categoria: Halo Infinite estava marcado para ser um dos títulos de lançamento do Xbox Series X|S, mas após uma apresentação bastante criticada no ano passado, acabou sendo adiado indefinidamente.

Por isso mesmo, a Microsoft e a 343 Industries devem ter como prioridade resgatar a confiança do público no jogo, que ainda é o carro-chefe dos estúdios Xbox no momento.

É provável que vejamos uma nova previsão de lançamento, além de mais detalhes sobre outros aspectos do jogo, como o multiplayer - vale notar que a imagem de divulgação inicial do evento mostra vários SPARTANs, mas não conta com a armadura do Master Chief, o que é uma decisão um tanto curiosa.

Xbox/Divulgação

Outro jogo que também espera-se ganhar mais detalhes e até uma data de lançamento é Forza Motorsport, novo game da tradicional franquia de corrida da Turn10, especialmente considerando que, a este ponto, estamos há dois anos sem um novo jogo da série (três se tirarmos Forza Street).

Já alguns dos títulos anunciados nos últimos anos são mais difíceis de prever: Hellblade 2 foi o primeiro jogo da nova geração de Xbox a ser anunciado, mas desde então pouco se viu ou ouviu falar dele. Isso pode ser remediado com uma nova aparição.

O mesmo vale para outros anúncios recentes da empresa, como Avowed da Obsidian, Everwild da Rare, Fable da Playground Games, Perfect Dark da The Initiative, entre outros.

Isso sem contar os prováveis novos anúncios, especialmente dos que não tem um projeto anunciado: The Coalition deve estar trabalhando em Gears 6, mas só o tempo dirá se o veremos em ação nesta conferência; a inXile trabalha no pós-lançamento de Wasteland 3, mas talvez já tenha alguma coisa a mostrar; e a Compulsion Games, de We Happy Few, ainda não anunciou nenhum título como parte do Xbox Game Studios.

Fechando o Xbox Studios temos a Double Fine e Psychonauts 2, que apesar de multiplataforma deve ter algum destaque especial, particularmente se seu lançamento estiver próximo.

Bethesda

Pulando para o lado da Bethesda, a empresa tem como grande chamariz Starfield, o misterioso e aguardado RPG dos mesmos produtores de The Elder Scrolls e os últimos games da série Fallout.

Pouco se sabe do jogo em si, mas pelo histórico da produtora e por ser uma propriedade intelectual nova, as expectativas estão bem altas.

A id Software acabou de lançar a segunda parte da expansão The Ancient Gods de Doom Eternal, por isso não espere que eles anunciem algo além de mais novidades para o modo multiplayer Battlemode - mas, não custa sonhar.

Já a MachineGames é um caso curioso: em janeiro, foi revelado que eles estão trabalhando em um novo jogo de Indiana Jones - nada mais justo, afinal eles refinaram a arte de matar nazistas nos últimos anos -, mas é improvável que vejamos mais deste jogo tão cedo. A pergunta é se há um novo Wolfenstein no horizonte, já que The New Colossus saiu em 2017, e Youngblood não foi muito bem recebido pela crítica e público.

E, é claro, Arkane e a Tango Gameworks tem exemplos curiosos: Deathloop e Ghostwire Tokyo estão previstos para 2021, mas são exclusivos temporários para o PlayStation 5 nos consoles, e só devem chegar às plataformas Xbox no ano que vem.

Muito provavelmente, este aspecto dos jogos deve receber bem pouco destaque em favor das versões de PC, que devem estar disponíveis no lançamento pelo Xbox Game Pass.

Falando nisso...

Xbox Game Pass e mais!

O Xbox Game Pass continua sendo o grande investimento da Microsoft para o futuro, e mesmo no anúncio da conferência a empresa não esqueceu de citar que haverão novos jogos para o serviço - que certamente inclui todos os games que forem anunciados por seus estúdios.

Há também um movimento para recriar e reforçar as pontes com indies, com a promessa de 20 títulos independentes chegando ao Game Pass, incluindo S.T.A.L.K.E.R. 2, Nobody Saves the World, The Ascent, entre outros.

12 Minutes, do desenvolvedor português Luis Antonio e estrelado por James McAvoy, Daisy Ridley e Willem Dafoe, também parece bastante promissor.

Por fim, também vale lembrar que há jogos que tem alguma parceria com Xbox, mesmo que sejam multiplataforma. Quer ver Elden Ring? Se tiver algum lugar que este game deve aparecer, provavelmente será na conferência da Microsoft, já que foi lá que apareceu pela primeira vez.

... Ou será que não?

Com este enorme combo de possibilidades, a conferência de Xbox e Bethesda tem potencial de mostrar alguns títulos empolgantes para o futuro próximo da Microsoft. A questão é o quão próximo é este futuro, já que uma das críticas ao lançamento do Xbox Series X|S, é da falta de jogos exclusivos de peso, e os meses seguintes não remediaram isso significativamente, com The Medium o único game de nota neste sentido.

Você poderá conferir a conferência de Xbox e Bethesda ao vivo e traduzida em português pelo The Enemy, que planeja fazer a maior cobertura brasileira da E3 e outros eventos de games de junho e julho, tanto por aqui no site quanto na Twitch e no YouTube.

LEIA MAIS