Em entrevista à Gamertag Radio, o vice-presidente de gaming da MicrosoftPhil Spencer falou mais sobre a ausência de exclusivos no lançamento do Xbox Series X. A ideia da Microsoft é de que os títulos de seus estúdios lançados no início da nova geração também sejam compatíveis com o Xbox One, "colocando o jogador no centro, e não o aparelho", explica Spencer.

"Um dos benefícios de estarmos dentro da Microsoft é de que obivamente estamos próximos ao desenvolvimento do que está acontecendo no PC por anos", esclarece Spencer. "Eu penso que hoje, se olharmos ao ecossistema de PC, nós vemos alguns dos melhores games, com a fidelidade mais alta rodando em PCs de alta performance, e você pode rodar alguns desses mesmos jogos em PCs que já tem alguns anos de idade com muito menos capacidade", ele completa.

O conceito para a próxima geração do Xbox não é tão distante disso: o Series X será o aparelho mais capaz em questões gráficas e de processamento, mas o Xbox One ainda conseguirá rodar os games, mesmo que com alguma limitação.

"Nós queríamos construir um console que ia ser absolutamente o melhor que conseguíamos entregar em uma televisão, e entregar capacidades únicas para que os criadores fizessem os melhores jogos. Mas você não quer fazer isso excluindo todo o resto", detalha Spencer.

Ele ainda diz que não pode ditar os games que serão lançados por estúdios terceirizados, mas sua impressão é de que os jogadores querem se reunir com amigos para jogar, independente da plataforma.

O Xbox Series X ainda não tem data de lançamento definida, e está prometido para o final de 2020.