A versão remasterizada de Alan Wake está entre os jogos mais esperados por fãs de terror para o futuro próximo. Será a primeira vez em que o jogo poderá ser jogado por donos de um PlayStation, inclusive. Originalmente, o título era exclusivo da Xbox e, posteriormente, só foi adaptado para PC.

Remasterizar uma obra pode até parecer algo simples. Ao contrário de um remake, remasterizações simplesmente dão uma baita reformulada no visual, sem ter tanto foco em questões relacionadas à jogabilidade ou maneiras de melhorar a história.

Personagem caminhando em Alan Wake.

Contudo, a preocupação com detalhes, no caso de Alan Wake: Remastered, vai muito além do que você talvez imagine. Afinal, uma subequipe formada por sabe-se lá quantas pessoas trabalhou exclusivamente com árvores e folhagem. Sim, temos bons motivos para esperar um trabalho impecável nesse sentido.

"Mesmo que os próprios personagens sejam uma parte central do jogo, os cenários são igualmente importantes e exigem o mesmo cuidado e atenção que o próprio Alan. Com isso em mente, tínhamos uma subequipe dedicada a trabalhar inteiramente com árvores e folhagens. A floresta é um ambiente profundamente complexo. A equipe o trouxe à vida adicionando vários novos detalhes como samambaias, musgo, folhas caídas e outras coberturas de solo, juntamente com melhorias nas animações, como árvores sopradas pelo vento", consta em publicação no site oficial da Xbox.

Alan Wake: Remastered à noite.

"O time de cenários trabalhou em estreita colaboração com os programadores para aprimorar o terreno, agregando maior complexidade e fidelidade aos diferentes materiais, desde terra e pedras, até montanhas e elementos mais urbanos como concreto e asfalto", segue o texto. "Então, uma equipe de artistas trabalhou adicionando mais detalhes aos edifícios, veículos e outros objetos para garantir que Bright Falls fosse tão convincente e dramática quanto merece ser."

Alan Wake: Remastered será lançado em 5 de outubro para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.