Na última quarta-feira (18), funcionários da 343 Industries foram afetados pelo corte em massa da Microsoft, que planeja demitir 10 mil pessoas até o fim do novo ano fiscal. As demissões alimentaram rumores de que Xbox planeja retirar Halo da responsabilidade da 343 — algo rapidamente desmentido por Pierre Hintze, diretor do estúdio. 

Por meio da conta oficial de Halo no Twitter, o diretor publicou um comunicado no sábado (23) afirmando que a 343 Industries continua, sim, responsável pela franquia

"Halo e o Master Chief vieram para ficar”, disse Hintze na mensagem. “A 343 Industries continuará a desenvolver Halo, hoje e no futuro, incluindo histórias épicas, multiplayer e muito mais do que torna Halo incrível." 

Com a demissão em massa, ex-funcionários da 343 Industries e desenvolvedores de Halo Infinite foram às redes sociais para criticar o que chamam de "liderança incompetente" da empresa.

Imagem de Halo Infinite
Reprodução: 343/Microsoft

Os cortes no estúdio incluíram o realocamento do diretor criativo Joseph Staten, que volta a fazer parte do time de publicação de Xbox. Em setembro de 2022, a 343 Industries já havia perdido um nome importante — Bonnie Ross, diretora e fundadora do estúdio. 

A saída de Ross se deu em meio à insatisfação dos jogadores com Halo Infinite, que deixou de receber atualizações significantes no multiplayer. Além disso, o modo cooperativo da campanha, um recurso tradicional da franquia e prometido aos fãs, chegou ao game quase um ano após o lançamento. 

Imagem de Halo Infinite
Reprodução: 343/Microsoft

LEIA MAIS

A 343 Industries foi criada em 2007 com o intuito de assumir o desenvolvimento de Halo com a separação entre Microsoft e Bungie, criadora da IP. Desde então, o estúdio até pouco liderado por Ross lançou três jogos da franquia: Halo 4, Halo 5: Guardians e Halo Infinite. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!