Embarcado no Windows 10 Fall Creators Update, um novo recurso da sistema operacional da Microsoft promete dificultar a vida de jogadores que gostam de fuçar no código de games para ajustá-los ao seu gosto.

Apelidada de TruePlay, a função permitirá que jogos sejam rodados como um “processo protegido”, o que dificulta o acesso ao código e garante que o software seja rodado como desejado por desenvolvedores.

A função também permitirá monitoramento em tempo real de sessões de jogo, enviando alertas aos desenvolvedores quando um comportamento irregular foi identificado.

O recurso poderá ser acionado pelos próprios desenvolvedores e englobar todo o game ou apenas partes dele – deixando, por exemplo, o modo de um jogador de fora.

Os usuários também podem ativar ou desativar a função dentro do Windows, mas isso impedirá o acesso às partes do jogo que estejam protegidas pelo TruePlay,

A Microsoft deve liberar a API para desenvolvedores de Apps Universais do Windows, mas ainda não existe uma lista de quais games utilizarão a função. O Windows 10 Fall Creators Update já está sendo liberado para usuários.