Um dos momentos mais lembrados de The Legend of Zelda: Ocarina of Time é a revelação da identidade de Sheik ao final do game. É ali que descobrimos quem, de fato, é a figura misteriosa que acompanha Link em sua jornada no futuro. Ainda assim, não há como negar que a descoberta é bastante previsível. 

Você pode até ter se esquecido, mas a revelação mais marcante do game acontece algumas horas antes, em um saguão empoeirado do Spirit Temple

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

O templo do deserto corresponde à última dungeon do jogo, que só pode ser alcançada se o jogador usar a Lens of Truth para seguir um fantasma por uma tempestade de areia na Haunted Wasteland. 

Entrar no hall da misteriosa ruína com Link adulto pela primeira vez pode ser um pouco confuso. Afinal, não há formas possíveis de continuar a adentrar o templo, sendo a única viável uma abertura na parede que é estreita demais para um adulto atravessar. 

O jogador pode muito bem se perguntar o que está fazendo de errado. Porém, a resposta para o impasse está logo ali, ao lado das escadas do saguão. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Duas estátuas em formato de serpente contêm uma mensagem que fala sobre passado e futuro, oferecendo a dica de que é necessário voltar ali como criança — algo facilitado pela canção de teleporte Requiem of Spirit, ensinada por Sheik assim que Link deixa o templo. 

Mas há algo diferente quando Link retorna ao local como criança. Agora, há uma mulher agachada próxima à abertura na parede.

Essa mulher é Nabooru, que se identifica como a segunda comandante da tribo Gerudo, o povo do deserto. Em tese, ela responde diretamente a Ganondorf, mas logo comprovamos que esse não é, exatamente, o caso. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

“Apesar de sermos dois ladrões, sou completamente diferente de Ganondorf”, diz a general. “(...) Uma criança como você pode não saber disso, mas a tribo Gerudo é formada inteiramente por mulheres. Apenas um homem nasce a cada cem anos. Mesmo que nossas leis digam que esse homem deve se tornar Rei das Gerudo, eu recuso me curvar para um homem tão maligno!”

O intuito de Nabooru é se infiltrar no templo, usado como base de operações de Ganondorf, para frustrar os planos do vilão. Contudo, ela não consegue se esgueirar pela entrada na parede, já que é algo que apenas uma criança é capaz de fazer. 

Sendo assim, a general faz um trato com Link: o garoto deve se infiltrar no templo e trazer para ela uma relíquia chamada Silver Gauntlets, luvas de metal que dão o poder de levantar objetos pesados. Com isso, Nabooru é capaz de entrar no templo, e Link recebe uma recompensa em troca. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Com essa missão, exploramos a dungeon até nos depararmos com o miniboss: Iron Knuckle, um intimidador cavaleiro armado até os dentes. É a primeira vez que encontramos o inimigo, e sua força é surpreendente.  

Após superar o chefão, Link encontra as Silver Gauntlets em um baú localizado sob a estátua que adorna a frente do templo. De repente, um grito ecoa pelo deserto. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

O herói se agacha na direção do som: a entrada das ruínas. Nabooru tenta lutar contra a magia de duas bruxas velhas, que rodopiam sobre a general em vassouras. 

Avistando Link antes de ser engolida pela magia, a guerreira Gerudo grita para Link: “Saia daqui! Essas bruxas, elas estão usando magia sombria em mim!”

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Ao retornar ao templo como adulto, as luvas de metal servem em Link e, deste momento em diante, é possível explorar o restante da dungeon. Contudo, não há sinal da amiga Gerudo em lugar algum. 

Em certo ponto, Link alcança o topo da estátua principal das ruínas e se depara com uma porta que só pode ser destrancada pela Boss Key, indicando que o chefão da dungeon o aguarda. Ao abrir a porta, o herói se depara com um saguão empoeirado. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Há um trono no final da sala e, em frente a ele, há três figuras: uma versão mais intimidadora do Iron Knuckle e as duas bruxas velhas. São Kotake e Koume, mães adotivas e mentoras de Ganondorf. 

As feiticeiras percebem a presença de Link e comandam o cavaleiro ao ataque: “Ó servidor leal, destrua este intruso em nosso nome!”

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Trata-se, de fato, de um Iron Knuckle diferente do restante. A figura é bastante intimidadora, andando calmamente em direção do jogador.  

É necessário calcular bem o momento de ataque, pois as aberturas para isso são breves. Se mantiver a calma e seguir com essa tática, logo o jogador infligirá dano o suficiente para que a máscara do cavaleiro caia no chão. 

Era Nabooru esse tempo todo. 

Sim. O jogador estava batalhando e ferindo sua amiga, que sofreu lavagem cerebral e estava sob o controle de Koume e Kotake. Essa realização facilmente desarma quem segura o controle. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

É claro, não havia como ter certeza, até aquele ponto, de que a armadura escondia a Gerudo desaparecida. Ainda assim, a surpresa é bem preparada ao ponto de causar choque e ódio — combustíveis perfeitos para derrotar a dupla de vilãs na batalha de Twinrova, facilmente a mais satisfatória de Ocarina of Time. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

Apesar de aparecer pouco no game, Nabooru está entre as personagens femininas mais marcantes da franquia Zelda. No universo da série, a importância da Sábia do Espírito é lendária, sendo lembrada até mesmo por Urbosa, em Breath of the Wild, milênios após os acontecimentos de Ocarina of Time. 

E, para o jogador, a líder Gerudo fica marcada na memória por sua astúcia em se rebelar contra Ganon e por protagonizar a revelação mais chocante do jogo. 

Imagem de Zelda Ocarina of Time
Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Ocarina of Time está disponível no catálogo do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. O clássico de Nintendo 64 também possui um remake, que está disponível apenas para 3DS.   


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/Zelda_ocarina_of_time.jpg
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • Lançamento

    21.11.1998

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Censura

    10 anos

  • Gênero

    Aventura